
Instagram/Fernanda Torres
Fernanda Torres nega campanha por “Manas” e aponta “O Agente Secreto” como favorito ao Oscar
Atriz esclareceu polêmica em vídeo, disse apoiar todos os concorrentes e destacou importância do filme de Kleber Mendonça e Wagner Moura
Vídeo foi publicado após repercussão de post anterior
Fernanda Torres gravou um vídeo neste domingo (14/9) para esclarecer comentários feitos nas redes sociais sobre a disputa de filmes brasileiros por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. A atriz havia publicado mensagens elogiando o longa “Manas”, o que provocou reações de parte do público que defende “O Agente Secreto”.
Segundo a atriz, não houve intenção de campanha. “Meu post sobre o ‘Manas’ não era uma campanha. A escolha de um filme não quer dizer que o outro foi rejeitado. É minha opiniãozinha pessoal. Desculpe qualquer mal-entendido. Sou a favor de todos e acho de ‘O Agente Secreto’ vai ser o escolhido”, afirmou no vídeo.
O que Fernanda disse sobre Sean Penn e “Manas”?
A polêmica começou quando Fernanda destacou o apoio de Sean Penn ao filme dirigido por Marianna Brennand. “Muito feliz de saber que o Sean Penn embarcou como produtor do ‘Manas’, no lançamento americano do filme. O Penn foi o primeiro a abraçar o ‘Ainda Estou Aqui’, quando desembarcamos em Los Angeles. O ‘Manas’ merece demais”, escreveu anteriormente.
Após as críticas, ela reforçou que apoia todas as produções em disputa. “Eu acho que ‘O Agente Secreto’, com Cannes, com a Neon, com Kleber, com Wagner, vai ser o escolhido, me parece”, declarou.
Apoio a Kleber Mendonça e Wagner Moura
No mesmo vídeo, Fernanda elogiou a trajetória dos criadores de “O Agente Secreto”. “Pessoalmente, acho que o Kleber Mendonça e o Wagner Moura estão na plenitude das suas produções. O Kleber é um cara que eu admiro demais e botou Recife no mapa do cinema mundial, ele é um profissional incrível, inteligente.”
Ela ainda citou os títulos “Homem com H” e “O Último Azul” como parte da vitalidade do cinema nacional. “São todos filmes incríveis, diferentes. O cinema brasileiro às vezes morre, mas ele renasce, vem com essa força, como uma fênix.”
Quais filmes disputam a vaga brasileira no Oscar?
No dia 10 de setembro, a Academia Brasileira de Cinema anunciou os seis longas que seguem na disputa pela indicação oficial do Brasil ao Oscar 2026. Entre os 16 inscritos, foram selecionados “Baby”, de Marcelo Caetano, “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal, “Manas”, de Marianna Brennand, “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
Nesta segunda (15/9), um deles será definido como representante do Brasil na busca pela vaga no Oscar.
Fernanda Torres tendo que se explicar em seu Instagram por causa da polêmica envolvendo a disputa entre "Manas" e "O Agente Secreto" como o filme brasileiro escolhido para a disputa pela vaga de filme internacional no Oscar. A plenitude e a educação dela falando o óbvio. pic.twitter.com/cHSqz1DRej
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) September 14, 2025