
Instagram/Daniel Rocha
Daniel Rocha vira motoboy em São Paulo: “Ninguém me reconheceu”
Ator passou cinco dias fazendo entregas para laboratório de personagem em projeto ainda não revelado
Experiência nas ruas de São Paulo
Daniel Rocha surpreendeu seus seguidores ao revelar que trabalhou como motoboy durante cinco dias na capital paulista. O ator explicou no Instagram que a experiência fez parte da preparação para um novo personagem, sem revelar detalhes do projeto.
Ele destacou que não se tratava de ação para gerar repercussão: “Isso seria desrespeitoso, tratar uma profissão desse jeito. Porque não é só chegar num set, vestir uma roupa, colocar uma bag nas costas, cortar o cabelo, subir numa moto e falar: ‘Tô pronto’. Isso seria reduzir a vida de uma classe inteira de forma estereotipada, distorcida e injusta.”
“Ninguém me reconheceu”
Rocha contou que em nenhum momento foi identificado enquanto fazia entregas: “Ninguém me reconheceu. Percebi que os motocas são meio invisíveis quando estão trabalhando”, disse o ator em resposta a uma fã.
Ele ressaltou ainda a falta de valorização da categoria: “Uma das classes mais importantes e ao mesmo tempo mais invisíveis da nossa sociedade. Uma classe marcada por preconceito, pouca valorização e muita luta.”
Aprendizados além da preparação
O ator afirmou que levou lições pessoais da experiência: “Eu achei que eu fosse aprender apenas a entregar a comida, mas, na verdade, eu aprendi sobre companheirismo, gratidão, luta, dedicação. Obrigado por me ensinarem a ver o mundo de outra forma, e foi uma honra estar ao lado de vocês.”
Rocha lamentou que, por questões de verba e tempo, os laboratórios para papéis no audiovisual estejam cada vez mais curtos: “Eu juro que gostaria de ter vivido mais tempo essa experiência, mas a pressa e a diminuição de verba do audiovisual têm reduzido cada vez mais o preparo dos artistas.”