
Divulgação/HBO Max
Premiação aponta favoritos ao Emmy 2025 com troféus de Melhor Elenco
Vitórias de “O Estúdio”, “Adolescência” e “The Pitt” indicam tendências para as categorias principais no evento de domingo que vem
Os Melhores Elencos de 2025
O Creative Arts Emmy 2025 entregou neste sábado (6/9), em Los Angeles, os troféus de Melhor Elenco, considerados indicadores de tendência para os prêmios principais do Emmy. “O Estúdio”, da Apple TV+, venceu em Série de Comédia, “Adolescência”, da Netflix, ficou com o prêmio de Minissérie, e “The Pitt”, da HBO Max, conquistou o troféu de Série de Drama, superando o favoritismo de “Ruptura”, da Apple TV+.
Tendência para o Primetime Emmy
Historicamente, os prêmios de Elenco funcionam como um dos melhores termômetros para prever os vencedores de Melhor Série. No caso das minisséries, a correspondência é quase absoluta: nas últimas duas décadas, apenas duas vezes o vencedor de Melhor Minissérie não coincidiu com o de Melhor Elenco. Nos últimos cinco anos, a correlação foi perfeita, com títulos como “The White Lotus”, “O Gambito da Rainha”, “Watchmen”, “Treta” e “Bebê Rena”.
Na comédia, a relação foi estável entre 2015 e 2021, quando todos os vencedores de Elenco repetiram o feito como Melhor Série. Nos últimos três anos, apenas “O Urso” em 2023 confirmou a dobradinha. “Abbott Elementary” e “O Urso” venceram Elenco em 2022 e 2024, mas perderam a categoria principal para “Ted Lasso” e “Hacks”, respectivamente.
No drama, a correlação segue forte: cinco dos últimos seis vencedores de Melhor Elenco em Série de Drama também levaram o Emmy principal, incluindo “Shōgun” no ano passado.
Quais são os favoritos?
Com 27 indicações, “Ruptura” segue como favorita para Melhor Série de Drama, mas a vitória de “The Pitt” em Elenco pode sinalizar uma surpresa. Na comédia, “O Estúdio”, que soma 23 indicações, desponta como o grande favorito, enquanto “Hacks”, campeão de 2024, corre por fora. Já em Minissérie, “Adolescência”, da Netflix, aparece como a principal aposta, mesmo atrás de “O Pinguim”, que recebeu 24 indicações, mas perdeu o prêmio de Elenco.
No total da noite, “O Estúdio” foi a produção mais premiada, com nove estatuetas, seguida por “O Pinguim” (8), da HBO Max, que dominou os prêmios técnicos de Minissérie, “Ruptura” (6), “Adolescência” e “The Pitt” (2 cada), e “Hacks” (1), também da HBO Max.
O que é o Creative Arts Emmy Awards?
O Creative Arts Emmy Awards é um evento anual de dois dias, que acontece no fim de semana antes do Primetime Emmys, a premiação principal da Academia de Televisão. O evento distribui dezenas de prêmios técnicos e de categorias menos badaladas, incluindo reality shows e programas de variedades, entre este sábado, 6 de setembro, e o domingo, 7 de setembro.
O Primetime Emmy, com as categorias principais, acontece no próximo domingo, 14 de setembro, a partir das 21h, com transmissão ao vivo do Peacock Theater de Los Angeles pelo canal pago TNT e pela plataforma HBO Max.