
Instagram/Television Academy
Emmy 2025 premia atores convidados de “The Pitt”, “Ruptura”, “O Estúdio” e “Hacks”
Cerimônia em Los Angeles consagrou vitórias em Drama e Comédia e reforçou favoritismos nas categorias principais
Premiação destaca atores convidados e indica favoritos
O Emmy 2025 premiou neste sábado (6/9), em Los Angeles, os melhores atores convidados em drama e comédia. A primeira noite da premiação da Academia de Televisão dos Estados Unidos, conhecida como Creative Arts Emmy, contemplou participações especiais em “The Pitt”, “Ruptura”, “O Estúdio” e “Hacks”, além de entregar os troféus de Melhor Elenco que servem como termômetro para as categorias de série.
Vitórias em Drama
Shawn Hatosy venceu o Emmy de Melhor Ator Convidado em Drama por “The Pitt”, da HBO Max, superando Giancarlo Esposito (“The Boys”), Scott Glenn (“The White Lotus”), Forest Whitaker (“Andor”), Jeffrey Wright e Joe Pantoliano (ambos por “The Last of Us”). Foi sua primeira indicação e também sua primeira vitória. No discurso, ele agradeceu ao co-criador John Wells e ao colega Noah Wyle: “Sua liderança, sua performance em ‘The Pitt’ é extraordinária. É inacreditável estar do outro lado do que você está trazendo”.
Merritt Wever, que não esteve presente, conquistou o prêmio de Melhor Atriz Convidada em Drama por “Ruptura”, da Apple TV+, pelo papel de Gretchen George na 2ª temporada. Foi seu terceiro Emmy. Outras concorrentes incluíam Jane Alexander e Gwendoline Christie, também por “Ruptura”, além de Kaitlyn Dever e Catherine O’Hara (“The Last of Us”) e Cherry Jones (“The Handmaid’s Tale”).
Vitórias em Comédia
Bryan Cranston levou o Emmy de Melhor Ator Convidado em Comédia por “O Estúdio”, da Apple TV+, interpretando o executivo Griffin Mill. A produção dominou a categoria com cinco das seis indicações, incluindo participações de Anthony Mackie, Dave Franco, Martin Scorsese e Ron Howard. O sexto indicado foi Jon Bernthal, por “O Urso”.
Julianne Nicholson venceu como Melhor Atriz Convidada em Comédia por “Hacks”, da HBO Max, pelo papel de Dance Mom na 4ª temporada. Em seu discurso, agradeceu aos criadores Paul W. Downs, Jen Statsky e Lucia Aniello. “Eu amo ‘Hacks’, eu amei interpretar Dance Mom. Quero agradecer por escreverem essa personagem para mim. Acho que nenhum de nós viu isso chegando”, disse. As demais indicadas foram Jamie Lee Curtis e Olivia Colman (“O Urso”), Cynthia Erivo (“Poker Face”) e Zoë Kravitz (“O Estúdio”).
Os Melhores Elencos de 2025
O Creative Arts Emmy também entregou os troféus de Melhor Elenco, considerados bons preditores para os principais prêmios da próxima semana. “O Estúdio” venceu o Emmy de Melhor Elenco em Série de Comédia, “Adolescência”, da Netflix, levou Melhor Elenco em Minissérie, e “The Pitt” conquistou Melhor Elenco em Série de Drama, superando o favoritismo de “Ruptura”.
No total da noite, “O Estúdio” foi a série mais premiada, com nove estatuetas, seguida por “Pinguim” (8), que dominou os prêmios técnicos de Minissérie, “Ruptura” (6), “Adolescência” e “The Pitt” (2 cada), e “Hacks” (1).
Tendência para o Primetime Emmy
Historicamente, as categorias de Elenco ajudam a prever os vencedores de Melhor Série. No caso de Minissérie, a correspondência é quase absoluta: nas últimas duas décadas, apenas duas vezes o vencedor de Melhor Minissérie não coincidiu com o de Melhor Elenco. Nos últimos cinco anos, a correlação foi perfeita, com títulos como “The White Lotus”, “O Gambito da Rainha”, “Watchmen”, “Treta” e “Bebê Rena”.
Na comédia, a relação já foi mais estável, mas perdeu força recentemente. Entre 2015 e 2021, os vencedores de Melhor Elenco em Série de Comédia repetiam o feito como Melhor Série. Porém, nos últimos três anos, apenas “O Urso” (2023) confirmou a dobradinha. “Abbott Elementary” e “O Urso” venceram Elenco em 2022 e 2024, enquanto Melhor Série ficou com “Ted Lasso” e “Hacks”, respectivamente.
No drama, a correlação segue forte: cinco dos últimos seis vencedores de Melhor Elenco em Série de Drama também levaram o Emmy principal, incluindo “Shōgun” no ano passado.
Quais são os favoritos no domingo?
Com 27 indicações, “Ruptura” lidera a corrida do Emmy e é considerada a favorita para Melhor Série de Drama, mas “The Pitt” mostrou força ao vencer Melhor Elenco e pode surpreender. Na comédia, “O Estúdio”, que soma 23 indicações, desponta como favorito, enquanto “Hacks”, campeão de 2024, corre por fora. Já em minissérie, “Adolescência” aparece como a principal aposta, com 13 indicações, à frente de “Pinguim”, que soma 24, mas perdeu o prêmio de Melhor Elenco.
O que é o Creative Arts Emmy Awards?
O Creative Arts Emmy Awards é um evento anual de dois dias, que acontece no fim de semana antes do Primetime Emmys, a premiação principal da Academia de Televisão. O evento distribui dezenas de prêmios técnicos e de categorias menos badaladas, incluindo reality shows e programas de variedades, entre este sábado, 6 de setembro, e o domingo, 7 de setembro.
O Primetime Emmy, com as categorias principais, acontece no próximo domingo, 14 de setembro, a partir das 21h, com transmissão ao vivo do Peacock Theater de Los Angeles pelo canal pago TNT e pela plataforma HBO Max.