
Divulgação/Sony
“Ainda Estou Aqui” vence prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano
Filme estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello supera concorrentes e amplia lista de conquistas
Prêmio concedido no Chile
O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi eleito Melhor Filme Ibero-americano pelo Prêmio Lihuén, entregue pela Academia de Artes Cinematográficas do Chile. O reconhecimento distingue produções realizadas em países de língua espanhola e portuguesa.
Concorrência ibero-americana
Na disputa, o longa brasileiro superou 13 concorrentes, entre eles “El Eco”, de Tatiana Huezo (México), “El Jockey”, de Luis Ortega (Argentina), “La Infiltrada”, de Arantxa Echevarría (Espanha) e “Revolução (sem) Sangue”, de Rui Pedro Sousa (Portugal).
Que outros prêmios o filme já recebeu?
É a segunda vez que a produção estrelada por Fernanda Torres e Selton Mello vence um troféu de Melhor Filme Ibero-americano. “Ainda Estou Aqui” já tinha conquistado o prêmio Platino (o Oscar latino) no gênero. Além de melhor filme da região, também foi eleito o Melhor Filme do Mundo, recebendo o Grand Prix Fipresci da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica e o Oscar de Melhor Filme Internacional neste ano.
Outros prêmios da produção brasileira, que foi agraciada com mais de 60 troféus, incluem Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024 e o Globo de Ouro 2025 de Melhor Atriz em Drama para Fernanda Torres, além do Grande Otelo de Melhor Filme do Brasil, concedido pela Academia Brasileira de Cinema.