
Instagram/Ana Castela
Sindicato condena estreia de Ana Castela como atriz em novela da Globo
Presidente do Sated-RJ, Hugo Gross classificou a escalação da cantora em “Coração Acelerado” como desrespeito à classe artística
Hugo Gross reage à escalação
O presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (Sated-RJ), Hugo Gross, condenou a decisão da Globo de escalar Ana Castela para “Coração Acelerado”, próxima novela das 19h. Segundo ele, a participação da cantora sem o registro profissional de atriz representa “um desrespeito” à categoria.
“A gente sempre recebe esse tipo de denúncia e a instituição fica ‘boquiaberta’ com o tamanho do desrespeito que uma emissora tão grande faz em relação aos artistas”, disse à colunista Fábia Oliveira.
Falta de DRT e exemplos recentes
Gross relembrou outros casos semelhantes, como as participações de Alok e Hugo Gloss em novelas recentes. “Ambos são influentes, mas não são atores. A gente descobriu isso quando já estavam indo gravar ou praticamente já haviam gravado. Então, é uma falta de respeito isso que eles estão fazendo”, declarou.
Segundo o dirigente, além do cachê, influenciadores recebem contratos extras para divulgar as produções em suas redes sociais, o que, na avaliação do sindicato, retira oportunidades de profissionais com DRT.
Críticas à Globo
Gross também acusou a emissora de se colocar “acima do bem e do mal” e prometeu medidas caso a prática continue. “A gente ainda tem uma lei que nos respalda e isso vai ser cumprido, nem que pra isso a gente leve milhões de pessoas pra porta da emissora, pra defender o trabalhador da arte que está sempre pisado, mitigado, porque está sem emprego.”
Ele citou ainda o silêncio da Globo diante da morte de Grande Otelo Filho, na semana passada, como exemplo de descaso com profissionais que não estão sendo contratados para dar espaço a famosos.
“Nada contra Ana Castela”
O presidente do Sated-RJ frisou que a posição não é contra a cantora. “Eu, Hugo, simpatizo por ela, é uma pessoa boa, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nós estamos aqui de olhos abertos pra poder entrar com ações. Eu acho que a melhor coisa é sempre um bom diálogo, mas infelizmente venho notando que a emissora está sempre fugindo e burlando a lei do artista.”