
Divulgação/Apple TV+
Príncipe Harry é inocentado de acusação de intimidação e assédio em ONG fundada por ele
Investigação do órgão regulador britânico descartou denúncia feita por Sophie Chandauka, presidente da Sentebale, ONG fundada por Harry na África
h2>Entidade britânica rejeita denúncia de assédio contra Harry
O príncipe Harry foi inocentado por um órgão regulador do Reino Unido de uma acusação de “intimidação” feita pela presidente da Sentebale, ONG que ele fundou em 2006 para atuar no combate ao HIV e à aids no sul da África. A denúncia, apresentada por Sophie Chandauka, havia levado a uma investigação da Comissão Britânica de Organizações Beneficentes.
Segundo o relatório divulgado na terça-feira (5/8), a comissão concluiu que “não encontrou evidências de assédio ou intimidação generalizados e sistemáticos na organização, incluindo misoginia ou misoginia contra mulheres negras”.
No entanto, o documento criticou a condução da crise. De acordo com o órgão, “todas as partes envolvidas” foram responsabilizadas por permitir que a disputa se tornasse pública, resultando em “prejuízo sério à reputação da organização”.
Como começou a disputa?
O episódio ganhou repercussão entre o fim de março e abril, após o príncipe Harry e o príncipe Seeiso do Lesoto — cofundadores da Sentebale — anunciarem sua saída da instituição. A decisão veio após a recusa de Sophie Chandauka em deixar o cargo, como havia sido solicitado por outros membros do conselho administrativo, que renunciaram em protesto.
Pouco depois, Chandauka concedeu entrevista ao canal britânico Sky News, na qual acusou Harry de “assédio” e “intimidação” na tentativa de forçá-la a renunciar. “A pressão para que eu deixasse meu posto foi feita de forma agressiva”, disse.
A resposta de Harry veio por meio de um comunicado divulgado em abril. Nele, o Duque de Sussex afirmou que as acusações eram “mentiras”.
Qual é o papel de Harry na Sentebale?
A Sentebale foi fundada pelo príncipe Harry em homenagem à sua mãe, a princesa Diana, conhecida por seu trabalho humanitário com pessoas vivendo com HIV. Desde sua ruptura com a monarquia britânica em 2020, a entidade era uma das poucas ligações institucionais mantidas por ele no campo beneficente.
Com base na decisão da Comissão Britânica de Organizações Beneficentes, o caso não terá novos desdobramentos legais. A Sentebale segue sob nova liderança após a saída dos fundadores e das mudanças promovidas na administração da entidade.