
Wikimedia Commons/Alice Vergueiro/Abraji
Lula decreta luto oficial pela morte de Luis Fernando Verissimo
Presidente classificou o escritor como “um dos maiores cronistas do país” e destacou sua defesa da democracia
Decreto publicado no Diário Oficial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de três dias em todo o País pela morte de Luis Fernando Verissimo. O decreto foi publicado na tarde deste sábado (30/8), em edição extra do Diário Oficial da União.
O Palácio do Planalto destacou a trajetória do escritor, descrito como “um dos maiores cronistas do país”, autor de mais de 70 livros e com 5,6 milhões de exemplares vendidos.
Mensagem de Lula nas redes sociais
Em publicação nas redes sociais, o presidente lamentou a morte de Verissimo e exaltou sua contribuição cultural. Lula afirmou que o escritor, “dono de múltiplos talentos” e criador de “personagens inesquecíveis”, conquistou “inúmeros leitores em todo o Brasil”.
Em seu texto, o presidente exaltou Verissimo por conseguir descrever a sociedade de forma bem-humorada e por seu papel relevante na defesa da democracia: “Como poucos, ele soube usar a ironia para denunciar a ditadura e o autoritarismo, e defender a democracia. Eu e Janja deixamos o nosso carinho e solidariedade à viúva Lúcia Verissimo, e a todos os seus familiares”.
Velório e trajetória
Luis Fernando Verissimo morreu às 0h40 deste sábado, em Porto Alegre, por complicações de uma pneumonia. Ele estava internado desde 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento.
Ao longo da carreira, Verissimo publicou mais de 70 livros, sendo seis romances, e vendeu mais de cinco milhões de exemplares em 15 países. Entre seus personagens mais conhecidos estão o Analista de Bagé, a Velhinha de Taubaté, o detetive Ed Mort, Dora Avante, As Cobras, a Família Brasil e os tipos de “A Comédia da Vida Privada”.
Nos últimos anos, enfrentava problemas de saúde. Em 2020, passou por cirurgia para tratar um câncer na mandíbula. Em 2021, sofreu um AVC, que o afastou da escrita. As sequelas, somadas ao avanço do Parkinson, agravaram seu estado clínico.
Luis Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos de idade. Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens inesquecíveis, a…
— Lula (@LulaOficial) August 30, 2025