
Wikimedia Commons/Alice Vergueiro/Abraji
Luis Fernando Verissimo é internado em estado grave com pneumonia em Porto Alegre
Escritor de 89 anos está na UTI do Hospital Moinhos de Vento após diagnóstico de princípio de pneumonia
Internação em Porto Alegre
Luis Fernando Verissimo foi levado neste domingo (17/8) ao Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a Folha de S.Paulo, o escritor apresenta princípio de pneumonia e o quadro é considerado grave.
Quais foram os problemas de saúde recentes?
Nos últimos anos, Verissimo enfrentou outras complicações médicas. Em janeiro de 2021, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) enquanto finalizava uma crônica para o jornal O Globo. O episódio ocorreu após uma cirurgia na mandíbula realizada em novembro de 2020.
Segundo os médicos, o AVC atingiu parte cognitiva do cérebro, comprometendo a organização do pensamento, embora o autor mantivesse a compreensão do que acontecia ao seu redor. A recuperação foi lenta e trouxe episódios inusitados, como a maior facilidade para se expressar em inglês, idioma que se tornou natural em sua infância vivida nos Estados Unidos.
Trajetória literária
Filho do escritor Érico Verissimo, seguiu carreira nas letras com crônicas, contos e poemas que se tornaram referência na literatura brasileira. Na década de 1980, criou seu personagem mais popular, o Analista de Bagé, e lançou obras como “Sexo na Cabeça”, “A Mesa Voadora”, “O Jardim do Diabo” e “Orgias”.
Na sequência, publicou títulos como “O Santinho”, “A Eterna Privação do Zagueiro Absoluto”, “Gula – O Clube dos Anjos” e “Histórias Brasileiras de Verão”, além de “A Décima Segunda Noite”, “Banquete com os Deuses”, “Comédias para se Ler na Escola” e “Os Espiões”. Entre os livros mais recentes estão “Diálogos Impossíveis” e “Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos”.