
Divulgação/Gaumont
Jude Law vive Putin em filme do Festival de Veneza: “Não temo repercussões”
Ator britânico interpreta o presidente russo em "The Wizard of the Kremlin", drama de Olivier Assayas que disputa o Leão de Ouro
Declaração no Festival de Veneza
O astro britânico Jude Law (“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”) afirmou neste domingo que não teme sofrer retaliações por interpretar Vladimir Putin em “The Wizard of the Kremlin”. O longa, dirigido pelo francês Olivier Assayas (“Personal Shopper”), faz parte da seleção oficial do Festival de Cinema de Veneza e apresenta uma leitura ficcional da ascensão do presidente russo ao poder. “Espero que não de forma ingênua, mas … Eu não temo repercussões”, declarou o ator ao ser questionado pela imprensa durante a entrevista coletiva do festival.
O filme baseado no livro homônimo de Giuliano da Empoli também traz Paul Dano e Jeffrey Wright (ambos de “Batman”) no elenco, além de Alicia Vikander (“Tomb Raider: A Origem”) e Tom Sturridge (“Sandman”). A crítica se dividiu sobre sua ambição, mas a première foi acompanhada por 12 minutos de aplausos pelo público presente no cinema do Lido.
Como o filme retrata Putin?
O enredo acompanha Vadim Baranov, vivido por Paul Dano, um artista que se torna produtor de TV e, posteriormente, conselheiro próximo a Putin. Abrangendo os anos 1990 aos 2000, o filme dramatiza guerras, desastres e revoluções através dos olhos de Baranov, mapeando sua transformação de idealista em arquiteto implacável do poder autoritário. O personagem de Dano é baseado em Vladislav Sourkov, o mediador da vida real que foi creditado por ajudar a coreografar a ascensão de Putin – mostrado eliminando rivais em sua trajetória até o comando do Kremlin, determinado a fazer a Rússia grande novamente após o fim da União Soviética.
Law explicou que buscou representar a figura pública de Putin sem recorrer a uma imitação exata. “É incrível o que uma boa peruca pode fazer”, disse. “O lado complicado é que a face pública (de Putin) que vemos revela muito pouco… Senti o conflito de tentar mostrar muito pouco, mas sentir muito e retratar muito por dentro.”
Visão de Assayas e dos colegas de elenco
O diretor Olivier Assayas afirmou que a produção tem alcance além do contexto russo. “Fizemos um filme sobre o que a política se tornou e a situação muito assustadora e perigosa em que todos nós sentimos que estamos”, disse. “Pegamos o caso de Vladimir Putin, mas ele se aplica a muitos líderes autoritários. A política mudou muito durante nossas vidas, e o que está acontecendo agora é assustador.”
Jeffrey Wright interpreta um escritor americano que observa o cenário descrito pelo longa. O ator declarou esperar que o público americano veja a obra e reflita: “Se isso for perdido, como está acontecendo agora, então nos tornaremos o que vemos nesse filme.”
Já Paul Dano destacou a complexidade do papel central. “Se você simplesmente rotulasse um personagem como mau, seria uma simplificação enorme”, comentou. “Perguntar por que e olhar para o cinza, mesmo que seja assustador, é melhor do que nos deixar ir cada vez mais longe no preto e branco.”
Disputa pelo Leão de Ouro
“The Wizard of the Kremlin” é um dos 21 títulos em competição pelo Leão de Ouro do Festival de Veneza, cuja cerimônia de premiação está marcada para 6 de setembro.