
Instagram/Jack White
Jack White chama Donald Trump de “fascista de baixo nível” em treta com a Casa Branca
Músico atacou presidente em texto no Instagram depois de ser chamado de "perdedor decadente" pelo governo
Um roqueiro contra a Casa Branca
Jack White intensificou sua oposição a Donald Trump nesta quarta (20/8), ao chamar o presidente dos Estados Unidos de “fascista de baixo nível” em publicação nas redes sociais. A declaração surgiu após a Casa Branca responder às críticas do músico ao novo design do Salão Oval.
Na segunda-feira (18), White publicou uma foto do encontro entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, atacando o estilo da decoração. “Olha como Trump transformou a histórica Casa Branca em algo vulgar, folheado a ouro e cafona, um camarim de lutador de wrestling. Mal posso esperar pela luta do UFC no gramado da frente, ele quase atingiu o filme ‘Idiocracia'”, escreveu. Em outro trecho, ironizou: “Olha o gosto nojento dele, você não compraria um carro usado desse trapaceiro, imagine entregar os códigos nucleares.”
Governo americano rebateu
A Casa Branca reagiu no dia seguinte. O diretor de comunicações Steven Cheung chamou White de “um perdedor decadente postando baboseira nas redes sociais porque claramente tem tempo de sobra com a carreira estagnada”, em declaração ao The Daily Beast.
Jack White chutou o balde
Em resposta, White publicou um longo texto no Instagram, chamando Trump de “fascista de baixo nível”. “Engraçado que não foi porque eu chamei a atenção para a manipulação fascista escancarada de Trump no governo, suas táticas de gestapo com o ICE, seus comentários racistas sobre latinos, nativos americanos, etc. Não, foram os malditos COMENTÁRIOS SOBRE A DECORAÇÃO DO SALÃO OVAL que os fizeram responder com insultos. Quão mesquinha, patética e sensível consegue ser essa administração?”
Ele continuou: “Sua ignorância em relação às crianças morrendo no Sudão, em Gaza e na República Democrática do Congo, sua falta de empatia pelos veteranos militares e por aqueles que lutam contra a pobreza, tudo isso é ignorado — mas ousei insultar suas cortinas folheadas a ouro e aí sim vieram os insultos da Casa Branca.”
White ainda disse ainda que Trump “é um perigo não só para a América, mas para o mundo todo”, e concluiu: “Nenhuma pessoa inteligente pode defender esse fascista de baixo nível”.
Histórico de atritos com Trump
O artista já havia se envolvido em disputas com o republicano. Em 2016, vendeu camisetas com a frase “Icky Trump”, paródia do álbum “Icky Thump” de sua banda anterior, The White Stripes. No ano passado, ele também processou a campanha de Trump por uso não autorizado de sua música “Seven Nation Army”.
Na nova publicação, o músico chamou os ataques da Casa Branca de “insígnia de honra” e reforçou: “E não, eu não sou democrata. Sou um ser humano criado em Detroit, um artista que tem seu próprio negócio desde os 21 anos e que tem senso de rua suficiente para reconhecer quando um trapaceiro é um vigarista barato e um ladrão”.