
YouTube/Band Jornalismo
Hytalo Santos e marido são transferidos de presídio em São Paulo para a Paraíba
Influenciador deixa o CDP de Pinheiros após decisão da Justiça e segue com o companheiro para penitenciária em João Pessoa
Casal deixa CDP de Pinheiros
O influenciador Hytalo Santos, de 27 anos, e o marido, Israel Natã Vicente, de 33, deixaram o Centro de Detenção Provisória (CDP) 1 de Pinheiros, em São Paulo, às 10h45 desta quinta (28/8). A dupla foi transferida para João Pessoa, na Paraíba, onde vai permanecer presa. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo.
Presos desde 15 de agosto, eles seguiram para o aeroporto de Guarulhos, de onde embarcaram às 14h em voo comercial. Durante a viagem, foram acomodados na parte traseira da aeronave, em assentos específicos, sob escolta de dois policiais civis. A Justiça paulista autorizou a transferência na semana passada, uma vez que a investigação é conduzida pela polícia paraibana.
Qual será o destino em João Pessoa?
Assim que chegaram à capital paraibana, Hytalo e Israel passaram por exame de corpo de delito no Instituto de Polícia Científica. Em seguida, serão encaminhados à Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecida como Roger, considerada a principal unidade prisional para presos provisórios do sexo masculino em João Pessoa.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, mais de 50 agentes participam da operação. Inicialmente, o casal permanecerá em regime de observação e reconhecimento, sem contato com os demais detentos. Após este período, serão levados a um pavilhão específico, preparado para atender protocolos de segurança.
O Ministério Público da Paraíba inspecionou o presídio no ano passado e relatou melhorias, como a construção de sala para audiências remotas e instalação de iluminação de LED nas guaritas. Porém, também apontou falhas, incluindo precariedade no consultório médico, problemas no fornecimento de medicamentos e deficiências na cozinha, como ausência de equipamentos de proteção e de manutenção nos extintores de incêndio.
O que motivou a prisão?
Hytalo e Israel foram presos em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A decisão judicial apontou risco de destruição de provas e intimidação de testemunhas. Segundo a Promotoria, esses atos teriam ocorrido após o influenciador tomar conhecimento da investigação.
O Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público do Trabalho investigam Hytalo desde o ano passado por suspeita de exploração e exposição de menores em conteúdos digitais. O influenciador nega todas as acusações.
Repercussão e denúncias
Em 6 de agosto, o youtuber Felca publicou vídeo que trouxe à tona casos de crianças e adolescentes expostos em situações inadequadas em redes sociais. O material destacou episódios de “adultização”, quando menores aparecem em ambientes de adultos, como baladas, ou em contextos sexualizados. Hytalo foi citado na gravação, que ampliou a repercussão pública e acelerou medidas judiciais já em andamento.
O diz a defesa de Hytalo Santos?
A defesa de Hytalo afirmou que a decisão da Justiça de prender Hytalo e seu marido foi “ilegal”. “São inocentes. Pessoas que estão sendo, não queria utilizar a palavra perseguição, mas são pessoas que estão sofrendo bastante com isso que está acontecendo”, afirmou o advogado Felipe Cassimiro em entrevista coletiva no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.