
Divulgação/Globo
Globo prepara canal esportivo no YouTube para concorrer com a CazéTV
Projeto GE TV pretende disputar audiência digital com transmissões ao vivo e linguagem informal no YouTube
Nova estratégia digital no esporte
A Globo está desenvolvendo um novo projeto digital voltado para o esporte com foco no YouTube. A iniciativa, chamada internamente de GE TV, deve ser lançada ainda em 2025 como resposta ao sucesso da CazéTV, canal comandado por Casimiro Miguel com mais de 21 milhões de inscritos.
Questionada pela revista Veja, a emissora confirmou que existe “um projeto em desenvolvimento para o esporte da Globo no digital”, mas não estipulou uma data de estreia. A proposta envolve ampliar a atuação da marca Globo Esporte na internet, aproveitando o canal já existente na plataforma, que hoje soma 6,2 milhões de inscritos.
Modelo inspirado na CazéTV
A GE TV seguirá um modelo semelhante ao da concorrente: transmissões ao vivo gratuitas, linguagem descontraída e programas de debate esportivo. O canal pode ocupar a conta já existente do Globo Esporte no YouTube, até então voltada apenas à publicação de melhores momentos do futebol nacional.
A Globo também avalia nomes para liderar o projeto. Entre os cotados está Fred Bruno, ex-Desimpedidos, antigo sucesso esportivo do YouTube e atual apresentador do Globo Esporte SP. Hoje em dia, ele também comanda o programa “Panela SporTV”, que vai ao ar ao vivo no YouTube às segundas-feiras.
Transmissões ao vivo como principal atrativo
O diferencial da GE TV estará nas transmissões gratuitas de competições com alto apelo de público. A emissora pretende utilizar os direitos dos eventos que já possui, priorizando conteúdos que não afetem a exclusividade de produtos premium na TV.
Entre as negociações em curso, está a possibilidade de incluir jogos da NFL, liga de futebol americano. O acordo, em fase de tratativas, envolve exibição dos jogos tanto no SporTV quanto no novo canal digital aos domingos.
Investimento no faturamento digital
Este será o primeiro grande investimento da Globo no esporte com foco exclusivo em audiência digital. A empresa já vinha testando formatos no ambiente online com iniciativas como o ViU Hub, voltado para influenciadores, e agora busca consolidar presença também no nicho de transmissões esportivas.