
YouTube/Hideous Human Records
Gilberto Gil e Chico Buarque notificam ex-baixista do Pixies por plágio de “Cálice”
Artistas brasileiros apontam semelhança entre “Cálice” e “Hang Tough”, novo single de Paz Lenchantin, e cobram créditos na composição
Notificação por plágio
Gilberto Gil e Chico Buarque notificaram a argentina Paz Lenchantin, ex-baixista do Pixies, por suposto plágio. Os artistas alegam que “Hang Tough”, novo single da artista, utiliza a melodia de “Cálice”, canção composta pelos brasileiros em 1973, durante a ditadura militar.
Segundo o jornal Extra, a interpelação questiona a ausência de créditos de Gil e Chico na nova faixa, cujo título em inglês significa “aguente firme”. A informação foi confirmada pela assessoria de Gilberto Gil.
Novo álbum de Paz Lenchantin
“Hang Tough” é a faixa de trabalho de “Triste”, álbum solo de Paz Lenchantin que será lançado em 17 de outubro. O disco marca sua retomada como artista solo após deixar o Pixies em 2024. No novo disco, ela conta com participações de Troy Van Leeuwen, guitarrista do Queens of the Stone Age, e Josh Freese, baterista que já tocou no Guns N’ Roses e Foo Fighters.
Carreira da artista
Durante sua passagem pela banda americana de rock alternativo, entre 2013 e 2024, Paz participou da gravação de três álbuns: “Head Carrier” (2016), “Beneath the Eyrie” (2019) e “Doggerel” (2022). A saída do Pixies foi anunciada oficialmente pela banda, que liberou uma nota dizendo que ela deixava o grupo “para se concentrar em seus próprios projetos”. Entretanto, Paz manifestou surpresa com a decisão: em entrevista à Rolling Stone, afirmou que a saída foi “um tanto inesperada” para ela e para muitos.
Além do Pixies, Paz também integrou o Zwan, projeto paralelo de Billy Corgan, do Smashing Pumpkins, e A Perfect Circle.
História de “Calice”
“Cálice” foi escrita por Chico e Gil em 1973, em plena ditadura, mas censurada na época. A palavra soava como “cale-se” e era uma crítica justamente à censura da ditadura militar. Por conta da repressão, a música só pôde ser lançada cinco anos depois, no álbum “Chico Buarque” de 1978, em versão com participação de Milton Nascimento.
Ação via Sony Publishing
De acordo com o Extra, a notificação de Gilberto Gil e Chico Buarque foi formalizada pela Sony Publishing, responsável pela administração do catálogo dos dois músicos.
Compare abaixo as duas canções.