
Divulgação/Globo
Vanessa Lopes revela cirurgia por causa do cigarro eletrônico
Ex-BBB relatou complicações graves de saúde e luta contra o vício no vape com necessidade de operação nas cordas vocais
Alerta médico mudou rotina da influenciadora
A ex-BBB Vanessa Lopes revelou que quase perdeu totalmente a voz em consequência do vício no cigarro eletrônico. A influenciadora contou que recebeu um alerta decisivo de seu fonoaudiólogo: “Você vai perder a sua voz, tanto para cantar quanto para falar”.
A partir da advertência, ela iniciou um processo de reabilitação que já dura dois anos. “Tive que reaprender a cantar e falar, e até hoje estou nesse processo. Já se passaram dois anos desde a cirurgia e ainda faço fonoaudiologia e aulas de canto para cicatrizar a corda vocal”, relatou no TikTok.
Complicações e cirurgia
O uso constante do vape trouxe problemas sérios para a saúde de Vanessa, como um calo nas pregas vocais, inflamações, pneumonia, bronquite e agravamento da asma. O tratamento inicial não conseguiu reduzir o calo, e ela precisou passar por cirurgia, aproveitando também para retirar as amígdalas. A recuperação foi lenta e exigiu acompanhamento contínuo.
Decisão de abandonar o vício
Depois do episódio, a influenciadora decidiu abandonar o cigarro eletrônico, embora reconheça a dificuldade. “Eu tenho uma pergunta para você: você gosta de falar? De respirar? Gosta de viver? Ou gosta mais de fumar vape? Quando pensar que pode perder tudo isso por causa dele, você decide”, afirmou.
Ela também destacou os efeitos da abstinência. “A abstinência é bizarra, dói muito. Psicológica e fisicamente. Mas dói mais um dia descobrir que vai viver menos, perder o pulmão ou a voz. Isso é bem mais assustador. Daí veio minha força de vontade”, concluiu.