
Instagram/Mangia Bene
Vice-presidente da RedeTV! é acusado de racismo e se defende: “É constatação dos fatos”
Marcelo de Carvalho cria polêmica e apaga post após comentário sobre migrantes africanos na Europa
Post apagado por acusação de racismo
O vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, gerou polêmica com uma postagem em sua conta no X, antigo Twitter, que foi apagada após a repercussão e acusações de racismo. Na postagem, ele relatava um furto na Europa, e aproveitou para fazer juízo de valor sobre imigrantes africanos.
O que motivou a acusação?
A controvérsia começou quando Marcelo relatou que o irmão de seu filho mais velho foi assaltado em Barcelona e criticou a política migratória europeia. “Obviamente, um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma ‘trombada’ nele, arrancou o celular e saiu correndo. Ao invés de salvar os muçulmanos africanos, vão acabar com a Europa”, publicou.
Em resposta à própria postagem, Marcelo rebateu os críticos: “É um sujeito de aparência africana. Poderia ser de aparência japonesa. Poderia ser de aparência eslava, poderia ser de aparência viking”, mas não mencionou a crítica sobre muçulmanos africanos acabarem com a Europa.
Como Marcelo de Carvalho se defendeu?
Depois de apagar o post, Marcelo publicou um novo texto, também no X, para negar que tenha praticado “discriminação racial ou étnica”. Segundo ele, sua opinião representa uma “constatação dos fatos”. “Quando se diz que uma pessoa foi assaltada e que, infelizmente, mais uma vez o autor era um migrante africano, isso não é discriminação racial ou étnica. É simplesmente a descrição objetiva de um fato, sustentada por dados, ocorrências policiais e testemunhos”, afirmou.
Marcelo ainda criticou o “politicamente correto”: “Negar essa realidade por medo do politicamente correto não protege os cidadãos nem os migrantes honestos que tentam se integrar. Ao contrário: silencia as vítimas, impede a ação do Estado, e fortalece o discurso dos radicais”.
Reação de Giovanna Ewbank
A repercussão intensa do post gerou comentários da atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, que com o marido Bruno Gagliasso adotou dois filhos nascidos na África. Ela foi dura.
“Acho que as verdades incontestáveis são outras, Marcelo! 1- Você foi racista e não sou eu que estou dizendo, foi você quem escolheu ser ao escrever nas redes sociais. Racismo é crime assim como furto. Sabia? A única coisa óbvia é essa fala vir sempre do mesmo lugar: homens heteros, brancos, que se acham superior e o centro do universo por ter… dinheiro”, começou. “2- Quem invadiu a África pra roubar foram os Europeus. Uma aulinha de história não faz mal pra ninguém. 3- Apagar o tweet depois da repercussão não é arrependimento, é recibo de quem teme pelo status e reputação no mercado”, completou.
Reação de Paulo Vieira
O comediante Paulo Vieira também ficou inconformado, lamentando que o empresário seja dono de uma emissora de televisão.
“Cê tem noção que esse cara tem uma TELEVISÃO? Cê tem noção que televisão é uma concessão PÚBLICA? Ele escolhe o conteúdo que milhares de pessoas vão assistir. Eu tô desde ontem pensando nisso aqui”, lamentou o humorista da Globo.
O que diz a RedeTV!?
Procurada pelo Estadão, a RedeTV! declarou que “publicações realizadas em perfis pessoais não representam o posicionamento da emissora”.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.