
Divulgação/Marvel
“Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” lidera bilheteria, mas não supera estreia de “Superman”
Novo filme do Marvel Studios assume o topo do fim de semana nos EUA, mas não alcança a maior abertura do ano para super-heróis, registrada por "Superman"
“Quarteto Fantástico” enfrenta “Superman”
O Marvel Studios voltou ao topo das bilheteiras dos Estados Unidos com “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos”, que arrecadou US$ 118 milhões em 4.125 salas neste fim de semana. Apesar de ter conquistado o 1º lugar, a estreia do filme não superou o lançamento de “Superman” na semana retrasada, que permanece como a maior abertura do ano entre os títulos de super-heróis, com US$ 125 milhões na América do Norte. “Quarteto Fantástico” também ficou atrás de “Um Filme Minecraft Movie” (US$ 162 milhões) e “Lilo & Stitch” (US$ 146 milhões), entre as maiores estreias do ano.
A aventura retrofuturista também conquistou outros US$ 100 milhões em bilheteria internacional, somando US$ 218 milhões no lançamento mundial – também abaixo dos US$ 220 milhões de “Superman”. O resultado foi forte o suficiente para reforçar a posição da Disney como o primeiro estúdio a superar US$ 3 bilhões em vendas globais de ingressos no ano, graças também ao sucesso de “Lilo & Stitch”.
Retrospecto e perspectivas do “Quarteto Fantástico” no cinema
A trajetória do Quarteto Fantástico nas telas é marcada por diferentes tentativas de adaptação. A primeira investida do antigo 20th Century Studios, há quase 20 anos, resultou em “Quarteto Fantástico” (2005), que arrecadou US$ 330 milhões, e “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado” (2007), com US$ 301 milhões — e um elenco que incluía Jessica Alba e Chris Evans. Em 2015, um novo reboot estrelado por Miles Teller, Kate Mara e Michael B. Jordan fracassou de forma brutal, encerrando a carreira nos cinemas com US$ 167 milhões.
Já a nova versão se tornou o 37º título do Universo Cinematográfico Marvel a alcançar o topo do ranking em sua estreia, agora num contexto de busca por estabilidade comercial. Com orçamento superior a US$ 200 milhões, o longa busca recuperar a confiança do público após uma fase de críticas e bilheterias oscilantes do Marvel Studios. As estreias anteriores deste ano, “Thunderbolts*” (US$ 382 milhões ao fim da exibição) e “Capitão América: Admirável Mundo Novo” (US$ 415 milhões) perderam fôlego rapidamente. A seu favor, o novo longa se beneficia de avaliações positivas, com 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota “A-” nas pesquisas do CinemaScore, além da ausência de concorrentes diretos no calendário das próximas semanas.
“Superman” supera US$ 500 milhões
A comparação entre as aberturas de “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” e “Superman” acirrou a disputa entre Marvel e DC no cinema. A estreia de “Superman” segue voando alto. Mesmo ao perder as salas Imax para “Quarteto Fantástico”, o primeiro longa do DC Studios arrecadou US$ 24,9 milhões no mercado doméstico e US$ 19,8 milhões internacionalmente, totalizando US$ 44,7 milhões em seu terceiro fim de semana. No acumulado, “Superman” passou de US$ 500 milhões mundiais, divididos entre US$ 289,5 milhões nos EUA e US$ 213,2 milhões no exterior.
Dinossauros chegam a US$ 700 milhões
Em 3º lugar, “Jurassic World: Recomeço” somou US$ 13 milhões em seu quarto fim de semana e ultrapassou US$ 300 milhões nos Estados Unidos, batendo também a marca de US$ 700 milhões globais.
“F1” segue surpreendendo nas bilheterias
O fenômeno inesperado foi “F1”, produção da Apple Original Films distribuída pela Warner Bros. O drama automobilístico estrelado por Brad Pitt também passou dos US$ 500 milhões no acumulado mundial — com US$ 165,6 milhões apenas no mercado doméstico e mais US$ 344,1 milhões no exterior. O desempenho surpreendeu o setor, superando expectativas iniciais.
Estreias da semana passada decepcionam
Em contraste com os lançamentos mais antigos, “Smurfs” e “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” enfrentaram dificuldades para se manter no ranking em seu segundo fim de semana. “Smurfs” caiu 51% em relação à estreia, somando US$ 5,4 milhões e acumulando US$ 22,8 milhões em dez dias nos EUA. Já o reboot/continuação do terror juvenil dos anos 1990 teve queda ainda maior, de 60%, com US$ 5,1 milhões no período e total doméstico de US$ 23,6 milhões, ficando fora do Top 5 – em 6º lugar – após 10 dias de exibição nos EUA.