Reencontro histórico
O Oasis, maior fenômeno do rock britânico nos anos 1990, volta aos palcos nesta sexta-feira (5/7) com um show em Cardiff, no País de Gales. É o primeiro da turnê “Oasis Live ’25”, que marca o reencontro de Noel e Liam Gallagher após 16 anos de separação.
A banda anunciou a reunião há quase um ano, provocando uma corrida por ingressos. Os bilhetes se esgotaram rapidamente, mesmo diante de preços inflacionados por “tarifas dinâmicas”, que motivaram uma investigação do órgão de defesa do consumidor no Reino Unido.
“Não há como voltar atrás”, diz Noel
O guitarrista e principal compositor da banda, Noel Gallagher, afirmou recentemente à rádio talkSPORT que a banda “está soando muito bem” nos ensaios. “É isso, não há como voltar atrás”, declarou.
Noel e Liam não se apresentavam juntos desde 2009, quando o grupo se desfez após uma série de desentendimentos. Desde então, os irmãos trocaram farpas públicas, mas o desejo dos fãs por uma reunião permaneceu constante.
Quem está na formação do Oasis em 2025?
Além dos irmãos Gallagher, os shows contarão com músicos de fases diferentes da banda, incluindo o guitarrista Paul “Bonehead” Arthurs, que integrou a formação original, e seu substituto, Gem Archer, ex-Heavy Stereo e membro do Oasis nos anos 2000. Os dois trabalharam com os irmãos Gallagher em suas carreiras solos. O baixista Andy Bell, que integrou o Oasis nos anos 1990, após liderar a banda Ride como guitarrista e compositor, também retorna ao grupo, enquanto a bateria será assumida por Joey Waronker, conhecido por trabalhos com Beck e R.E.M.
Turnê mundial passa pelo Brasil
Após os dois primeiros shows em Cardiff, a turnê segue para Manchester, cidade natal dos irmãos Gallagher. Em seguida, o grupo se apresentará em outras cidades do Reino Unido, Irlanda, América do Norte, América do Sul, Ásia e Austrália.
Em seu retorno, o Oasis passará pelo país com shows nos dias 22 e 23 de novembro no estádio Morumbis, em São Paulo.
Shows anteriores no país
O Oasis já veio ao Brasil em quatro turnês diferentes e apenas uma vez não passou por São Paulo, quando se apresentou no Rock in Rio de 2001. Antes disso, já tinha feito a estreia no Sambódromo paulista com a turnê “Be Here Now” (1998), quando estava no auge.
Depois do Rock in Rio, voltou a fazer um show exclusivo em São Paulo em 2006, durante a turnê “Don’t Believe the Truth”. A última passagem ocorreu em 2009 com o show de seu último álbum, “Dig Out Your Soul”, quando passou por quatro cidades: Rio, São Paulo, Porto Alegre e Pinhais (PR).
Logo após os shows brasileiros, a banda subiu aos palcos pela última vez. Durante o festival Rock en Seine, em Paris, uma briga nos bastidores entre Noel e Liam levou à saída de Noel da banda, o que acabou levando à separação do grupo. Desde então, os fãs aguardavam por uma possível reconciliação e retorno.
O álbum de estreia da banda, “Definitely Maybe”, completa 31 anos em 2025. Já seu sucessor, “(What’s the Story) Morning Glory?”, com hits como “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger”, permanece como o disco mais vendido dos anos 1990 no Reino Unido.