
YouTube/MetalTalk
Paul Mario Day, vocalista original do Iron Maiden, morre aos 69 anos
Cantor britânico fez parte da primeira formação do Iron Maiden e integrou as bandas More, Wildfire e Sweet antes de se mudar para a Austrália
Morte de figura histórica do heavy metal
Paul Mario Day, primeiro vocalista da banda inglesa Iron Maiden, morreu aos 69 anos. A informação foi confirmada em postagens nas redes sociais por colegas de bandas como Sweet e More, que destacaram sua importância para o cenário do heavy metal britânico.
Participação na formação inicial do Iron Maiden
Day integrou a primeira formação do Iron Maiden no fim de 1975, após ser recrutado pelo baixista Steve Harris. A fase inicial da banda durou apenas dez meses e terminou com sua saída, motivada por críticas sobre sua falta de energia e carisma. Em entrevistas posteriores, ele comentou: “Quando eu cantava no Iron Maiden, era uma banda nova de pub e ninguém queria ver ou ouvir. Éramos todos desconhecidos tentando fazer a melhor música possível e lutando por um público”.
Apesar de nunca ter gravado material oficial com o grupo, Day alegava ter participado na composição de “Strange World”, faixa presente no álbum de estreia do Iron Maiden, lançado em 1980. “Naquela época, todos estávamos torcendo pelo mesmo lado e ainda dói pensar que a primeira música que compus na vida está em um disco que vendeu muito e ninguém sabe que fui eu”, disse. Em 2019, ele declarou que a questão estava resolvida: “Está tudo certo quanto a isso”.
Que outras bandas contaram com sua voz?
Após sua saída do Iron Maiden, Day liderou as bandas More e Wildfire, e passou a integrar uma nova formação do Sweet, ao lado do guitarrista Andy Scott e do baterista Mick Tucker. Em uma homenagem publicada no Facebook, Scott relembrou os primeiros shows com o vocalista: “Em 1985, Mick Tucker e eu montamos a primeira nova formação do Sweet após a pausa da banda original. Precisávamos de um cantor, e quando Paul chegou para a audição, não procuramos mais”.
Segundo ele, os primeiros shows foram na Austrália e tiveram ingressos esgotados. “A Europa também nos recebeu bem e fizemos três noites lotadas no Marquee, em Londres, que renderam álbum, vídeo e DVD ao vivo. O ‘Live at the Marquee’ foi bem em várias paradas pelo mundo, e a performance vocal de Paul resistiu ao tempo.”
Legado na cena do metal britânico
A banda More também prestou homenagem ao cantor: “Paul foi uma figura importante da NWOBHM [Nova Onda do Heavy Metal Britânico] por sua passagem inicial pelo Iron Maiden e, claro, por sua performance no álbum ‘Warhead’”. O grupo destacou ainda sua participação em apresentações marcantes, como o festival rock/" class="tag-link" title="Ver mais sobre Monsters of Rock">Monsters of Rock de 1981, no qual dividiu o palco com AC/DC, Whitesnake, Def Leppard e outros nomes consagrados.
Paul Mario Day se mudou para a Austrália nos anos 1980 e continuou ativo como músico até sua morte.