Renovação chega menos de uma semana após estreia da 4ª temporada
O canal pago americano FX e a Disney+ anunciaram a renovação de “O Urso” para sua 5ª temporada. O anúncio foi feito nesta terça-feira (1/7), menos de uma semana após a estreia do quinto ano da atração, disponibilizado na quarta-feira passada (25/6). Com expectativa de estreia dos novos episódios em 2026, a produção continuará seguindo o ritmo anual de lançamentos — um padrão cada vez mais raro no streaming.
“O Urso continua sendo um queridinho dos fãs no mundo todo, e a resposta a esta temporada — como visto através de uma audiência incrivelmente alta — tem sido tão espetacular quanto qualquer uma de suas temporadas anteriores”, declarou John Landgraf, presidente do FX.
Em comunicado oficial, o executivo acrescentou: “Ano após ano, Chris Storer, os produtores, elenco e equipe fazem de ‘O Urso’ um dos melhores programas de televisão, e estamos animados que eles continuarão a contar esta magnífica história”.
Compromissos do elenco ameaçaram continuidade
Apesar da recepção entusiástica da crítica e da audiência crescente, a série não tinha sua renovação garantida por conta da agenda dos protagonistas, todos em ascensão após o sucesso da produção.
Jeremy Allen White, intérprete de Carmy, é cotado ao Oscar por seu trabalho em “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”, no papel do cantor Bruce Springsteen. Ebon Moss-Bachrach, que vive Richie, foi escalado para integrar o MCU no novo “Quarteto Fantástico”, enquanto Ayo Edebiri, intérprete de Sydney, participa de projetos com cineastas como Luca Guadagnino e James L. Brooks.
O que diz o final da 4ª temporada sobre o futuro da série?
O episódio final da 4ª temporada – todos os capítulos foram disponibilizados ao mesmo tempo na Disney+ – deixou um ponto de interrogação sobre os rumos do restaurante administrado pelos protagonistas, ao mesmo tempo em que fechou diversos arcos narrativos que poderiam indicar um encerramento planejado. O desfecho alimentou especulações sobre a série encerrar-se no auge, o que aumentou a surpresa e o impacto da confirmação de uma nova temporada.
Série já venceu 21 Emmys e é favorita para mais
A trama acompanha Carmen “Carmy” Berzatto (Jeremy Allen White), Sydney Adamu (Ayo Edebiri) e Richard “Richie” Jerimovich (Ebon Moss-Bachrach) em seus esforços para transformar um restaurante familiar em um estabelecimento digno de estrelas Michelin. No Brasil, todos os episódios estão disponíveis na Disney+.
Em sua 1ª temporada, a série conquistou os Emmys de Melhor Comédia, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, além de Melhor Direção e Melhor Roteiro. No 2º ano, venceu novamente nas categorias de atuação e direção, mas perdeu o prêmio principal de comédia para “Hacks”.
Atualmente, a produção concorre ao Emmy 2025 com sua 3ª temporada, mesmo já tendo lançado a 4ª. A disputa reacende debates sobre sua classificação como comédia, já que o tom da série é declaradamente dramático. A confusão se dá por conta do tempo de duração dos episódios, em torno de 30 minutos, o que, pelos padrões da indústria televisiva americana, caracteriza uma “comédia”. Dramas, supostamente, duram mais de 40 minutos. Por este critério apenas, “O Urso” é considerado comédia na premiação da indústria americana.