
Divulgação/Marvel
Michael Douglas anuncia aposentadoria e diz que só volta a atuar por convite especial
Ator de 80 anos fez anúncio no Festival de Karlovy Vary, lembrando sua batalha contra o câncer
Anúncio de aposentadoria no festival europeu
Michael Douglas comunicou oficialmente sua aposentadoria como ator aos 80 anos, durante participação no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Tcheca. O astro explicou que a decisão de pausar a carreira foi pessoal e ressaltou que não pretende voltar, a menos que receba um convite realmente especial. “Eu não tenho trabalhado desde 2022 por uma escolha própria, até porque eu percebi que precisava parar. Foram quase 60 anos atuando, e eu não queria ser uma daquelas pessoas que simplesmente morrem enquanto estão filmando”, afirmou.
Como o câncer influenciou a decisão de Michael Douglas?
O ator também relembrou o diagnóstico de câncer na garganta, enfrentado em 2010. Douglas disse que a gravidade da doença pesou na decisão de se afastar dos trabalhos. “Câncer no estágio 4 não é brincadeira, mas não tenho muitas opções, não é mesmo?”, relatou. “Eu estive em tratamento longo, com quimioterapia e radioterapia, e fui sortudo. Não precisei passar por uma cirurgia que me limitaria como ator, na qual removeriam parte da minha mandíbula e me deixaria incapaz de falar”, contou.
Planos para o futuro e últimos trabalhos
Com bom humor, Michael Douglas comentou sobre o novo papel que pretende assumir em casa: “Agora vou fazer o papel de esposa”, brincou, referindo-se à relação com Catherine Zeta-Jones. O americano reforçou que não está totalmente aposentado, mas descarta planos de novos projetos, salvo raras exceções: “Não estou totalmente aposentado, até porque se algo especial aparecer, eu posso aceitar. Mas eu não tenho nenhuma intenção de voltar a atuar”, declarou.
O trabalho mais recente de Douglas foi a minissérie “Franklin”, lançada em 2024, na qual interpretou Benjamin Franklin. Ele também faz parte do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel, na sigla em inglês) como o inventor Hank Pym, papel que desempenhou pela última vez em “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, em 2023.