
Instagram/Matt Cameron
Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam após 27 anos: “Há mais por vir”
Baterista deixa banda após mais de duas décadas, agradece integrantes e fãs e reforça que continuará nos palcos
Saída encerra formação mais duradoura do Pearl Jam
Matt Cameron não faz mais parte do Pearl Jam. O anúncio foi feito em comunicado oficial divulgado pelo baterista e pela banda nesta segunda-feira (7/7). Cameron, de 62 anos, encerra uma trajetória de 27 anos como integrante do grupo, iniciada em 1998. Em seu texto de despedida, o músico agradeceu aos colegas: “Muito amor e respeito a Jeff, Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, talento artístico, desafios e risadas”.
O que motivou a decisão de sair?
Sem detalhar o motivo da saída, Cameron afirmou que o momento marca apenas o fim de um ciclo: “Sou eternamente grato à equipe, à equipe técnica e aos fãs do mundo todo. Tem sido uma jornada incrível. Há mais por vir. Agradeço a todos do fundo do meu coração.”
Ele reforçou que seguirá atuando como músico, indicando que não deve se aposentar dos palcos após deixar o grupo.
Despedida da banda e reconhecimento pela trajetória
O Pearl Jam também publicou mensagem, relembrando o passado de Matt em bandas como Skinyard e Soundgarden antes de assumir a bateria do grupo. “Matt Cameron tem sido um músico e baterista singular e verdadeiramente poderoso. Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows ao vivo e gravações de estúdio do Pearl Jam. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo e lhe desejamos sempre tudo de bom. Sentiremos muita falta dele e ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Te amamos, Matt”, escreveu a banda.
O último show de Cameron com o Pearl Jam aconteceu em 18 de maio, durante a turnê “Dark Matter”, que leva o nome do 22º disco do grupo. O Pearl Jam, fundado em 1990, já teve cinco bateristas diferentes ao longo da carreira, mas Matt Cameron foi o que permaneceu mais tempo no posto.