
Divulgação/Marvel
Diretor explica por que “Quarteto Fantástico” não referencia pós-créditos de “Thunderbolts*”
Matt Shakman aborda a falta de conexão entre as cenas finais dos dois filmes e detalha os bastidores da passagem de bastão para os Vingadores
Marvel esclarece desconexão entre produções
O Marvel Studios optou por não estabelecer ligação direta entre “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” e a cena pós-créditos de “Thunderbolts*”. Segundo o diretor Matt Shakman, a decisão se deve ao fato de as histórias ocorrerem em universos distintos. O filme do “Quarteto Fantástico” se passa na Terra-828, enquanto “Thunderbolts*” introduz a equipe no universo principal, a Terra-616.
Diretor detalha bastidores da decisão
Matt Shakman afirmou que não teve acesso à cena pós-créditos de “Thunderbolts*” durante o desenvolvimento de seu roteiro. “A cena do final de ‘Thunderbolts*’ também foi criada relativamente tarde no meu processo. Não era algo que eu conhecia porque não havia sido criada na época em que estava trabalhando no meu roteiro”, declarou ao CinemaBlend.
O diretor comparou a estrutura do MCU a uma corrida de revezamento: “Você passa o bastão, faz o seu trecho com a sua versão do ‘Quarteto Fantástico’ – Terra-828, este mundo – e passa o bastão, neste caso para os irmãos Russo.”
Conexões e próximos capítulos no MCU
Apesar da ausência de ligação direta, “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” prepara terreno para eventos futuros do MCU. Na cena pós-créditos, Doutor Destino (Robert Downey Jr.) aparece ao lado de Franklin Richards, filho de Sue Storm (Vanessa Kirby) e Reed Richards (Pedro Pascal). A sequência da trama será desenvolvida em “Vingadores: Destino”, programado para dezembro de 2026.