
Jimmy Hunt, astro mirim de “Invasores de Marte”, morre aos 85 anos
Ator ficou famoso em “Invasores de Marte” e se destacou em clássicos como "Papai Batuta” e "Uma Vida por um Fio" antes de abandonar a carreira aos 14 anos
A morte de um astro mirim
Jimmy Hunt, que brilhou em Hollywood ainda criança com papéis em “Invasores de Marte” (1953), “Papai Batuta” (1950) e “Uma Vida por um Fio” (1948), morreu aos 85 anos em Simi Valley, após um ataque cardíaco. A informação foi confirmada por sua nora, Alisa Hunt, ao The Hollywood Reporter.
Qual foi o impacto de Jimmy Hunt no cinema?
Nascido James Walter Hunt em 4 de dezembro de 1939 em Los Angeles, o ator começou a carreira aos seis anos, descoberto por um olheiro da MGM. Entre 1947 e 1954, apareceu em 36 filmes, chamando atenção por ter sardas no rosto e um sorriso triste.
Seus primeiros trabalhos foram pequenas figurações, até conseguir seu primeiro crédito no romance musical “Sonata de Amor” (1947). Em seguida, apareceu em dois clássicos noir, “Uma Vida por um Fio” (1948), de Anatole Litvak, e “Caminho da Tentação” (1948), de André de Toth. Apesar deste começou, ele acabou se tornando mais conhecido por papéis em comédias familiares, como “Lua de Mel com Pimenta” (1948), “Os Noivos de Mamãe” (1950), “Feitiço de Amor” (1951) e principalmente “Papai Batuta” (1950), em que interpretou um dos 12 filhos do casal vivido por Clifton Webb e Mirna Loy. O filme fez muito sucesso e Jimmy voltou na continuação “A Família do Gênio” (1952), embora o intérprete do pai tenha sido cortado.
Ele ainda fez westerns, como “A Fúria dos Peles Vermelhas” (1950), “Paladino dos Pampas” (1950) e “Na Sombra do Disfarce” (1953), mas seu maior sucesso foi a única sci-fi de sua carreira. Em “Invasores de Marte”, seu papel como David MacLean — o menino que testemunha a chegada de um disco voador e vive um pesadelo com marcianos — marcou gerações de fãs de ficção científica. Décadas depois, ele fez uma pequena aparição no remake de 1986 dirigido por Tobe Hooper, interrompendo sua aposentadoria para receber a homenagem cinematográfica.
Por que abandonou a carreira tão cedo?
No mesmo ano em que estrelou “Invasores de Marte”, Hunt decidiu abandonar o cinema. Ele tinha 14 anos. “Eu preferia praticar esportes na escola a fazer filmes, então me aposentei”, explicou em entrevista recente. Na vida adulta, dedicou-se à carreira de gerente de vendas na indústria de ferramentas para o setor aeroespacial, casou-se em 1963 e teve dois filhos, nove netos e seis bisnetos.
Apesar da vida longe das telas, Hunt seguiu recebendo correspondências de fãs por décadas e destacou que nunca enfrentou traumas na infância artística. “Eu me considerava um profissional. Nunca tive maus momentos como ator mirim”, afirmou.
