
Divulgação/Globo
Globo terá mulher no comando após duas décadas: saiba quem é Leonora Bardini
Leonora Bardini é confirmada para suceder Amauri Soares na direção da TV Globo, em transição inédita
Transição inédita na liderança da Globo
Pela segunda vez em sua história, a Globo será comandada por uma mulher. Amauri Soares, diretor-executivo da emissora, confirmou que Leonora Bardini, atual diretora do canal TV Globo, vai assumir o principal cargo da emissora. O anúncio marca uma transição inédita na liderança e reforça o movimento da empresa para ampliar a presença feminina em postos estratégicos. “A diretora do canal TV Globo, Leonora Bardini, é a minha sucessora para a direção executiva da TV Globo. Em algum momento, ela vai assumir o meu lugar”, declarou Soares durante reunião com equipes da Globo.
Quem é Leonora Bardini?
Leonora Bardini construiu sua carreira dentro da Globo após ser recrutada como trainee por Amauri Soares. Recentemente promovida a diretora do canal, ela foi preparada para assumir a liderança máxima da emissora. Soares destacou a trajetória de Leonora: “Tenho o maior orgulho de passar o bastão da Globo para ela em algum momento. Ela assumiu como diretora do canal recentemente, que é o último estágio de preparação dela”.
Com o anúncio, ela vai se tornar a primeira mulher a assumir esse cargo desde Marluce Dias (1998-2002), após mais de duas décadas com executivos homens no comando.
Por que a Globo aposta nessa sucessão?
A transição ocorre em meio ao fortalecimento de lideranças femininas na empresa, dentro da política de diversidade iniciada em 2021. Em nota, a Globo informou que a decisão permitirá a Amauri Soares dedicar-se exclusivamente aos Estúdios Globo, onde permanece como diretor-geral. “Chamou atenção para a recente promoção de Leonora Bardini à diretora-executiva da TV Globo e para a construção de carreira sólida, consistente, natural e transparente da executiva para, em algum momento, sucedê-lo à frente da TV Globo”, comunicou a emissora.
O que muda para a programação?
Apesar do anúncio oficial, ainda não há cronograma para a transição de comando. Mesmo com as mudanças, Amauri Soares seguirá na empresa, dedicado exclusivamente aos Estúdios Globo, responsáveis pela produção de entretenimento, novelas, séries e realities.