
Instagram/Dodô Batera
Morre Dodô, baterista do Karametade, aos 52 anos
Músico, que participou da era de ouro do pagode romântico dos anos 1990, lutava contra um câncer de pele
Perda no pagode romântico
Douglas Souza Arruda, conhecido como Dodô, baterista e integrante do grupo Karametade, morreu nesta terça-feira (22/7) aos 52 anos. O músico foi diagnosticado com melanoma, tipo agressivo de câncer de pele, e vinha tratando a doença.
A notícia foi confirmada por Vavá, vocalista e fundador do Karametade, em mensagem publicada nas redes sociais. “É com muita tristeza que anuncio a partida do nosso amigo Dodô, baterista e integrante do Karametade. A luta foi grande contra um melanoma”, escreveu. “Meu irmão, um cara alegre, de sorriso fácil, simpático e uma pessoa incrível, que agora mora lá no céu. Seu legado nunca se apagará. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos”, completou.
O impacto do Karametade
Formado em Santos (SP) em 1995, o Karametade reuniu Dodô (bateria), Vavá (vocais), Márcio (vocais), Marcelo CQ (cavaco), Sameer (percussão), Marcelo Mury (baixo), Waguinho (tantan), Pepê (teclados) e Marcinho (guitarra). O grupo alcançou sucesso nacional durante a explosão do pagode romântico, ao lado de grupos como Soweto, Exaltasamba e Art Popular, após assinar contrato com a Sony Music em 1996.
Entre 1997 e 2000, a banda se consolidou como uma das mais populares do gênero com faixas como “Decisão”, “Se Melhorar Estraga”, “Ilusão” e “Morango do Nordeste”, que ficou entre as mais tocadas do país em 2000. O Karametade vendeu mais de 2 milhões de discos, conquistando discos de ouro e platina, além de realizar turnês pelo Brasil, Europa, Estados Unidos, Japão e América Latina.
Em 2000, Vavá deixou o grupo para carreira solo, mas Dodô permaneceu na formação até a dissolução da banda, em 2005. Ele tocou em todos os álbuns de estúdio do grupo, entre 1997 e 2005
O grupo ainda realizou reunião comemorativa em 2020, marcando 25 anos de trajetória. Dodô vai continuar sendo lembrado pela presença de palco e pelo carisma junto aos fãs.
