
Instagram/Cristina Mortágua
Cristina Mortágua é internada após surto psicótico
Família da ex-participante de "A Fazenda 7" pede respeito e relata agravamento do quadro de saúde mental
Internação após episódio grave
A ex-modelo Cristina Mortágua foi internada em uma clínica psiquiátrica após sofrer um surto psicótico agravado pelo uso indevido de medicamentos. A informação foi confirmada pela família em comunicado divulgado neste domingo (6/7) nas redes sociais, no qual detalham a gravidade do episódio. “Queremos compartilhar uma situação delicada envolvendo Cristina Mortágua, com o intuito de esclarecer os fatos recentes e pedir respeito nesse momento”, diz o texto.
O que motivou a decisão da família?
Segundo o comunicado, Cristina apresentou comportamento descontrolado, ferindo emocional e fisicamente pessoas próximas, incluindo familiares, vizinhos e amigos. “Infelizmente, também houve uso indevido de medicamentos, o que agravou seu estado de consciência e comportamento”, relataram. A família destacou que as atitudes da ex-modelo não refletem sua personalidade, mas são consequência de uma condição de saúde mental. “Sabemos que as atitudes tomadas nesse momento não refletem quem essa pessoa realmente é, mas sim os efeitos de uma condição de saúde mental que exige atenção, cuidado e tratamento especializado”, ressaltaram.
Diante da situação, decidiram pela internação em clínica psiquiátrica, afirmando estar priorizando a recuperação de Cristina com “carinho e responsabilidade”. O apelo é por compreensão, empatia e respeito à privacidade de todos os envolvidos. “Seguimos confiantes de que, com o tratamento adequado, ela poderá se restabelecer e retomar sua vida de forma saudável e equilibrada”, conclui o comunicado.
Surto recente nas redes sociais
Na semana passada, a ex-Fazenda chocou os seguidores com relatos perturbadores nas redes sociais. Ela publicou uma sequência de mensagens em que falou abertamente sobre depressão, abandono e miséria. “Gostaria de pedir ajuda, pois não tenho como ficar na casa que estou. Tenho sensibilidade sensorial, estou passando por violência psicológica. Preciso de um lugar para ficar. Posso ser faxineira de igreja e de convento em troca de moradia, alimentação e medicação”, escreveu em um dos trechos.
Nas postagens, Cristina também relatou sofrer com uma infecção grave há cerca de dois meses e disse estar sem acesso a tratamento médico. “Estou apodrecendo”, escreveu. “Não consigo ficar de pé.” Ela ainda divulgou uma chave Pix e pediu R$ 150 para comprar remédios e comida, em meio a outras falas especialmente sensíveis e sinais de alerta grave.
Histórico de lutas
Nos últimos anos, Cristina Mortágua tornou pública sua luta contra problemas financeiros, ansiedade e depressão. Chegou a criar o perfil Cristina Mortágua Desapega no Instagram, onde colocou itens de luxo à venda. Em 2023, relatou dificuldades para encontrar moradia e cogitou procurar abrigo. “Não quero viver. Não sinto vontade de me matar, acho que até preferia morrer. Dói na alma. O último médico que eu fui falou sobre a possibilidade de autismo grau um, mas eu não tenho como me tratar”, afirmou à época.
Ela também compartilhou o impacto da cobrança familiar durante o tratamento. “Eu estou doente e quero ficar boa. Toda vez que volto do médico, em vez de ela perguntar como foi, minha mãe pergunta: ‘Vai trabalhar quando?’. Isso me agride, já que eu deveria, em primeiro lugar, melhorar dos meus sintomas. Mas a cobrança agressiva, diminutiva e comparativa me deixam no chão”, desabafou.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.
