
Divulgação/America TV
Até a Globo quer “Chaves”, com lançamentos no streaming e na TV
Clássicos de Roberto Gómez Bolaños entram no Globoplay e retornam ao Multishow em agosto, após quatro anos fora do ar na TV paga
Globoplay disponibiliza episódios inéditos de “Chaves” e “Chapolin”
Depois de décadas marcando a audiência do SBT, as séries “Chaves” (1973-1980) e “Chapolin” (1973-1979), criadas e estreladas por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), também viraram prioridade da Globo. As atrações chegam ao Globoplay na próxima segunda-feira (21/7).
O anúncio foi feito pela Globo nesta terça-feira (15), após acordo firmado com a Televisa, detentora dos direitos das atrações. A plataforma de streaming vai oferecer 176 episódios — sendo 88 de “Chaves” e 88 de “Chapolin” —, todos com opção de dublagem em português ou áudio original em espanhol legendado.
Multishow retoma exibições
A volta das produções também inclui o Multishow, que retorna com os clássicos mexicanos em 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, às 10h30. O canal já havia exibido “Chaves” e “Chapolin” entre 2018 e 2020, período em que se consolidou como a casa oficial de Bolaños na TV por assinatura. O catálogo será gradualmente ampliado ao longo do ano.
Onde mais assistir aos episódios?
A estreia na Globoplay vai acontecer no mesmo dia em que a 1ª temporada de “Chapolin” será liberada no Prime Video, enquanto os episódios de “Chaves” chegam à plataforma da Amazon em 28 de julho. Até o fim de 2025, mais de 500 episódios dos dois títulos serão incorporados ao serviço de streaming.
O +SBT atualmente disponibiliza apenas dez episódios fixos de cada série em seu streaming, com rodízio de outros capítulos conforme são transmitidos pela programação linear do canal.
Por que “Chaves” e “Chapolin” seguem populares?
Criados nos anos 1970, “Chaves” acompanha o garoto humilde e atrapalhado que vive em uma vila ao lado dos amigos Chiquinha e Kiko, enfrentando situações cotidianas com humor popular. Já “Chapolin” apresenta o super-herói desajeitado, que satiriza clichês dos quadrinhos americanos e mistura crítica social com comédia. Os dois protagonistas são criados e vivido por Bolaños, e o elenco das séries ainda inclui María Antonieta de las Nieves, Carlos Villagrán, Florinda Meza, Ramón Valdés, Edgar Vivar, Rubén Aguirre e Angelines Fernández.
As produções deixaram de ser exibidas mundialmente em 2020, após um impasse judicial entre a Televisa e os filhos de Roberto Gómez Bolaños. A ausência aumentou o interesse pelas séries, o que explica a multiplicação de seus canais de exibição após um acordo permitir a volta de sua comercialização.
Além das duas atrações clássicas, a HBO Max também lançou “Chespirito: Sem Querer Querendo”, série biográfica que explora os bastidores das criações de Bolaños.