
Divulgação/CBS
“The Late Show” vai acabar após 32 anos, apesar de liderar audiência nos EUA
O apresentador Stephen Colbert confirmou o fim do talk show em 2026, citando decisão econômica da emissora
Decisão econômica encerra o talk show mais assistido dos EUA
O canal americano CBS confirmou o cancelamento de “The Late Show”, talk show mais assistido dos Estados Unidos, mesmo após a atração receber duas indicações ao Emmy 2025. O anúncio foi feito pelo apresentador Stephen Colbert no programa exibido na noite de quinta-feira (17/7), pegando o público e a equipe de surpresa.
No ar desde 1993, o talk show marcou época sob o comando de David Letterman até 2015, quando Colbert assumiu a apresentação.
Durante o programa, Colbert explicou a decisão: “Antes de começarmos o programa de hoje, eu quero compartilhar uma notícia que eu descobri ontem à noite”. O apresentador relatou o comunicado da emissora: “O ano que vem vai ser a nossa última temporada, a rede vai encerrar o ‘Late Show’ em maio. Não é só o fim do nosso programa, mas de toda a franquia ‘Late Show’ na CBS. Eu não vou ser substituído, tudo isso vai acabar”, disse, diante de vaias da plateia. “Sim, concordo com vocês.”
Colbert fez questão de agradecer à emissora, ao público e à equipe. “O pessoal da CBS tem sido um parceiro incrível, sou grato à rede por ter me dado essa cadeira e esse teatro incrível para chamar de minha casa. E, claro, eu sou grato ao público por ter nos acompanhado todas as noites pelo mundo todo”, afirmou. “Sou muito grato às 200 pessoas que fazem o programa. Nós trabalhamos uns para os outros, todos os dias, e eu tive o prazer e a responsabilidade de dividir isso com vocês pelos últimos dez anos.”
Ao final do discurso, Colbert avisou que seguirá à frente da atração até maio de 2026: “Vai ser divertido!”
Motivação financeira
Em nota enviada à imprensa, executivos da CBS justificaram a decisão: “Essa é uma decisão puramente financeira, dado o cenário desafiador da faixa noturna. Não tem nenhuma relação com o desempenho do programa, o seu conteúdo ou outras questões dos bastidores da Paramount”, declarou a emissora. A CBS frisou que “considera Stephen Colbert insubstituível” e optou por aposentar a franquia em vez de buscar um novo apresentador.
Sobre as “questões de bastidores” da empresa dona do canal de TV, vale lembrar que a Paramount Global vive um momento de escrutínio contábil, após um acordo de fusão anunciado em julho de 2024 com a Skydance Media, que prevê a criação da nova Paramount Skydance Corporation avaliada em US$ 28 bilhões. A conclusão do negócio está condicionada à aprovação regulatória pelo FCC (órgão fiscalizador americano), prevista até outubro de 2025, e já conta com investimento de US$ 1,5 bilhão para reforço de caixa. A empresa tem feito cortes em diversos setores como parte de uma reestruturação global para aliviar custos e ajustar finanças no período de transição.
O que resta dos talk shows tradicionais?
O fim do “The Late Show” deixa apenas três talk shows tradicionais em produção na TV aberta americana: “The Tonight Show”, com Jimmy Fallon, e “Late Night”, com Seth Meyers, ambos da NBC, além de “Jimmy Kimmel Live!”, da ABC. Entre eles, apenas o programa de Jimmy Kimmel foi indicado ao Emmy ao lado de Colbert nesta temporada.
Em 2023, a CBS já havia encerrado outro de seus programas noturnos, o “The Late Late Show”, apresentado por James Corden, popularizado por quadros como “Carpool Karaoke” e “Drop the Mic”. A emissora ainda não anunciou o que ocupará o espaço do “Late Show” a partir de 2026.