
YouTube/BandNews
Bolsonaro se recusa a mostrar tornozeleira na TV e ouve de repórter: “Tem que ir pra casa”
Em entrevista à BandNews, Bolsonaro diz ter vergonha do equipamento eletrônico e é lembrado das medidas cautelares
Bolsonaro se disse “humilhado” por restrições
Jair Bolsonaro, alvo de medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se recusou a mostrar a tornozeleira eletrônica que começou a usar na manhã desta sexta-feira (18/7). O pedido foi feito pelo repórter Túlio Amâncio, da BandNews, durante uma entrevista no programa “Entre Nós”.
O ex-presidente justificou sua negativa, afirmando que se sentia “constrangido” e “humilhado” por ter que exibir o acessório. “É humilhante, degradante, eu tenho vergonha de falar que estou com uma tornozeleira”, afirmou Bolsonaro, que está usando o equipamento na perna esquerda.
O que ele disse sobre as medidas cautelares?
Durante a entrevista, Bolsonaro relatou o momento da apreensão de dinheiro em sua residência, afirmando que a Polícia Federal chegou em sua casa pela manhã. “Acordei com a pancada na porta. Quando vi, era a Polícia Federal”, disse o ex-presidente, explicando que mantinha US$ 10 mil e R$ 8 mil em espécie para “qualquer eventualidade”.
Bolonaro também se defendeu ao afirmar que “não cogitou fugir para lugar nenhum” do Brasil para escapar à possível prisão, no julgamento de golpe de estado em curso no STF. “Estou com 70 anos de idade, não tenho medo de mais nada. Se tivesse medo, não estaria aqui”, completou, ressaltando que terá que seguir as medidas cautelares impostas pelo STF, incluindo a proibição de manter contato com o filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos pressionando o governo Trump por medidas que favoreçam seu pai diante da cada vez mais inevitável condenação.
O momento que viralizou ocorreu no final da entrevista, quando o repórter Túlio Amâncio se viu forçado a encerrar a conversa devido às restrições impostas pelas medidas cautelares. “Presidente, a gente já vai encaminhando [a entrevista] pro fim, porque o senhor tem que ir pra casa por conta da medida cautelar, né? Pelo trânsito e tal, sua assessoria pediu pra gente encerrar antes das 17h”, afirmou Amâncio. O ex-presidente então se assustou, olhou para o relógio e se preparou para cumprir a reclusão domiciliar noturna.
As medidas cautelares de Bolsonaro
Entre as determinações de Alexandre de Moraes estão a proibição de Bolsonaro se ausentar de Brasília, o uso de tornozeleira eletrônica monitorada 24 horas, a proibição de deixar sua residência no período das 19h às 6h e nos finais de semana. Além disso, ele está proibido de se aproximar ou acessar embaixadas e consulados estrangeiros, de manter contato com investigados e autoridades estrangeiras, e de usar redes sociais, seja diretamente ou por terceiros.
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse ter vergonha da tornozeleira eletrônica: "é humilhante, degradante". pic.twitter.com/4OPqySgqcK
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) July 18, 2025
E o repórter da Band News tendo que encerrar a entrevista porque o Bolsonaro precisa ir pra casa por causa da tornozeleira eletrônica? HAHAHAHA pic.twitter.com/16GVL14gxh
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) July 18, 2025