
Instagram/Bilquis Evely
Brasileira Bilquis Evely vence o “Oscar dos quadrinhos” na Comic-Con
Artista de "Supergirl: A Mulher do Amanhã" conquistou o prestigioso prêmio Eisner de Melhor Desenhista do ano com a nova graphic novel "Helen de Wyndhorn"
Reconhecimento inédito para artista brasileira nos quadrinhos
A artista brasileira Bilquis Evely conquistou o prêmio de Melhor Desenhista do ano no Eisner Awards 2025, principal premiação internacional dos quadrinhos e considerada o Oscar do gênero. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada na sexta-feira (25/7) na San Diego Comic-Con, na Califórnia (EUA).
Por que a vitória de Bilquis Evely é histórica?
Ela foi reconhecida pela nova graphic novel “Helen de Wyndhorn”, publicada originalmente pela editora Dark Horse e lançada no Brasil na terça passada (22/7) pela Suma. Este é o primeiro troféu Eisner recebido por Bilquis Evely, que já havia sido indicada anteriormente pelo trabalho em “Supergirl: A Mulher do Amanhã” — obra que vai virar filme em 2026. Ambas as obras foram realizadas em parceria com o roteirista americano Tom King. Também é a primeira vez que uma mulher brasileira vence o Eisner, abrindo portas importantes no mercado editorial americano.
Como foi a participação brasileira na premiação?
A premiação também contou com a presença do colorista Matheus Lopez, indicado nas categorias de Melhor Colorista por “Batman & Robin: Year One” e “Helen de Wyndhorn”. Ele não levou o prêmio, mas reforçou a presença brasileira entre os principais nomes do evento.