
Instagram/Viviane Noronha
Esposa de Poze acusa polícia de roubo em operação e vira alvo de nova investigação
Viviane Noronha critica ação policial e passa a ser investigada por calúnia, além de lavagem de dinheiro
Publicação no Instagram denuncia abordagem policial
Viviane Noronha, esposa de Poze do Rodo, criticou a atuação da Polícia Civil em uma publicação feita no perfil do artista no Instagram. Ela relatou que teve a casa novamente “violada” nesta terça (3/6) e afirmou ter sido tratada como “bandida”, assim como familiares e amigos. Segundo Viviane, a operação estaria ligada à decisão judicial que concedeu liberdade ao funkeiro. A Polícia Civil informou que Viviane é investigada por suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Comando Vermelho, com o inquérito mirando seu papel e o de sua empresa como beneficiárias diretas de recursos ilícitos.
Na publicação, Viviane escreveu: “Vivi aqui. Estou sem meu Instagram, então vou me comunicar pelo do Marlon [Poze]. Hoje, mais uma vez, tive minha casa violada. Eu, minha família e amigos fomos tratados como bandidos e tivemos nossa privacidade invadida. Alguém acredita que essa operação foi por acaso? Logo no dia em que vão soltar o Marlon e um dia depois de eu denunciar as atrocidades que a polícia vem fazendo, o caso do sumiço dos ouros e a humilhação racista e desnecessária a qual eles nos expuseram no dia da prisão do Marlon”.
Por que Viviane virou alvo do inquérito?
A Polícia Civil aponta Viviane e sua empresa como beneficiárias diretas de valores oriundos do tráfico de drogas e de operadores da lavagem de capitais ligados ao Comando Vermelho. A ação inclui bloqueio de bens e valores de 35 contas bancárias e o uso de laranjas para ocultar a origem ilícita do dinheiro. Os recursos seriam reinvestidos em armamentos, cocaína e fortalecimento territorial da facção em comunidades do Rio.
Em nota, o advogado Fernando Henrique, que defende Viviane, afirma: “Não há nenhum envolvimento de Viviane com quaisquer atividades criminosas. Tomaremos conhecimento dos autos e ao fim da investigação é certo que qualquer ilação contra a mesma será devidamente arquivada”.
Quais são as acusações e a defesa?
Após denunciar o suposto sumiço de joias durante a prisão de Poze, Viviane passou a ser investigada pela polícia também por calúnia. Ela relatou ter sido acordada com lanterna no rosto, impedida de pegar a filha no colo e impedida de trocar de roupa. Viviane não nega o estilo de vida luxuoso do casal, exibido em viagens, carros importados, roupas de grife e joias, mas Poze é um dos funqueiros mais requisitados do Rio, com músicas estouradas no Spotify. Segundo informações divulgadas em 2023, o artista cobrava, pelo menos, R$ 40 mil por apresentação.
Segundo a Polícia Civil, Viviane será intimada a apresentar provas sobre o sumiço de joias
O subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Polícia Civil, Carlos Oliveira, também rebateu as acusações da influenciadora e negou qualquer discriminação nas ações. “Eles não se declaram vítimas quando estão pulando de fuzil nessas comunidades”, afirmou em entrevista coletiva. Para o subsecretário, as crianças não têm que seguir como exemplo “alguém que finge ser artista enquanto glamoriza o crime. Os jovens precisam ser levados para outro caminho”.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.