Segredo de Odete Roitman vem à tona em “Vale Tudo”
Os próximos capítulos de “Vale Tudo” vão apresentar uma trama inédita, inexistente na novela original de 1988, onde um dos maiores segredos da trama será exposto. O público já desconfiava da mudança em relação ao enredo clássico desde que Odete Roitman (Debora Bloch) se encontrou com a misteriosa Nice (Teca Pereira) em uma casa afastada, pagando para que um segredo permanecesse guardado. Durante o encontro, um ruído vindo de um dos quartos deixou Odete nervosa.
Diferente da trama de Gilberto Braga, a vilã não matou o filho mais velho num acidente. Leonardo sobreviveu, mas ficou com sequelas, e desde então tem sido escondido da família. O clima sinistro que envolve o mistério entrega a inspiração da autora Manuela Dias: o romance gótico “Jane Eyre”, da escritora britânica Charlotte Brontë publicado em 1847 – o mistério de uma mulher que teria morrido, mas na verdade era guardada em segredo pelo marido em sua mansão ostensiva após sequelas mentais.
O suspense psicológico, o isolamento e a culpa familiar presentes em “Jane Eyre” são transportados para o núcleo dos Roitman, redefinindo a relação da vilã com o próprio filho e ampliando o alcance emocional da trama.
Como a mudança impacta o remake?
No remake, Heleninha (Paolla Oliveira) vai continuar sofrendo pela suposta morte do irmão gêmeo, sem desconfiar de que o rapaz está vivo e vem sendo mantido isolado pela própria mãe desde o acidente de carro.
A artista plástica carrega culpas profundas. Além de ter perdido a guarda do filho Thiago (Pedro Waddington) após um incêndio em casa quando era casada com Marco Aurélio (Alexandre Nero), Heleninha vive com o peso de acreditar que foi responsável pelo acidente de carro em que o irmão supostamente morreu. Na versão contada por Odete Roitman, ela teria dirigido embriagada e provocado a tragédia.
Por que Heleninha acredita ser culpada pela morte do irmão?
Na realidade, quem estava ao volante naquela noite era Odete Roitman. Aproveitando a dependência da filha em álcool, a empresária manipulou todos para que Heleninha assumisse a culpa. Sem memória do ocorrido, a artista plástica acreditou por anos na história contada pela mãe. Leonardo sobreviveu, mas ficou com sequelas e foi mantido escondido por Odete, que nunca revelou a verdade.
Em uma das cenas, Heleninha desabafa com Ivan (Renato Góes): “Foi como se eu tivesse matado uma parte de mim… E, de alguma forma, eu nunca deixei isso para trás”, afirma a sobrinha de Celina (Malu Galli), caindo no choro ao lado do namorado.
Quem ajuda a manter Leonardo escondido?
Em uma futura sequência, Odete vai flagrar Leonardo sentado na varanda da casa ao lado de uma jovem chamada Ana Clara (os dois atores ainda foram escalados), enquanto pertences são retirados de uma kombi. Sem ser vista, ela deixa o local, mas retorna horas depois para exigir explicações de Ana Clara, que se apresenta:
“Leonardo está no quarto. Eu vim de São Paulo porque minha avó [Nice] não tem mais condições de cuidar dele sozinha”, revela.
A presidente da TCA define as regras: “Essa casa só pode ser frequentada por vocês três. Pra cuidar dele, eu podia pagar outra pessoa. O preço de vocês é pelo segredo”.
A revelação está prevista para ir ao ar no capítulo do dia 21 de junho, marcando um dos grandes pontos de virada da novela das nove.