Paul McCartney se emociona com morte de Brian Wilson: “Como seguiremos sem Brian?”

Beatle homenageia fundador dos Beach Boys e destaca genialidade musical em tributo nas redes sociais

Instagram/Brian Wilson

Tributo emocionado nas redes sociais

Paul McCartney homenageou Brian Wilson, gênio musical e fundador do The Beach Boys que morreu na quarta-feira (11/6), com um texto emocionado nas redes sociais. O ex-Beatle destacou a genialidade do músico: “Brian tinha aquele misterioso senso de gênio musical que tornava suas músicas tão dolorosamente especiais. As notas que ele ouvia em sua cabeça e passava para nós eram simples e brilhantes ao mesmo tempo”, escreveu McCartney em seu perfil no Instagram. “Eu o amava e tive o privilégio de estar por perto de sua luz brilhante por um tempo. Como seguiremos sem Brian Wilson, ‘God Only Knows’.”

Ele ilustrou o texto com uma fotografia do cantor tirada por sua ex-mulher, Linda McCartney, nos anos 1960.

O impacto de Brian Wilson na música

McCartney já havia declarado anteriormente que “God Only Knows”, clássico dos Beach Boys, está entre “as melhores músicas já escritas”, reforçando o impacto do artista em sua própria trajetória. O britânico foi responsável por introduzir Brian Wilson no Songwriters Hall of Fame em 2000, ocasião em que o descreveu como um dos “grandes gênios americanos”. Na cerimônia, disse: “Nos anos 1960, especialmente, ele escreveu músicas que, quando eu tocava, me faziam chorar, e eu não sei exatamente por quê. Não eram necessariamente as palavras ou a música. Havia algo tão profundo nisso, que só algumas músicas conseguem causar isso em mim.”

Influência mútua entre Beatles e Beach Boys

McCartney também sempre reconheceu a importância de Brian Wilson para a música de sua famosa banda, The Beatles. O trabalho de Wilson no álbum “Pet Sounds”, lançado em 1966, foi citado como inspiração direta para “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” de 1967. Wilson, por sua vez, fez “Pet Sounds” em resposta ao impacto do álbum “Rubber Soul”, dos Beatles, para explorar novos caminhos sonoros com os Beach Boys em “Pet Sounds”.