
YouTube/Fox TV
Mick Ralphs, fundador das bandas Bad Company e Mott the Hoople, morre aos 81 anos
Músico britânico que faleceu na segunda-feira deixa legado marcante na história do rock
Fundador de duas bandas clássicas do rock
Mick Ralphs, guitarrista, compositor e membro fundador das bandas Bad Company e Mott the Hoople, morreu aos 81 anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pelo perfil oficial do Bad Company, com homenagens de Paul Rodgers e Simon Kirke, colegas de longa data.
Declarações de Paul Rodgers e Simon Kirke
Paul Rodgers, vocalista e parceiro de Ralphs em vários sucessos, destacou a relação de amizade e o impacto do músico: “Nosso Mick se foi, meu coração simplesmente afundou. Ele nos deixou canções excepcionais e memórias. Foi meu amigo, meu parceiro de composição, um guitarrista incrível e versátil, com um ótimo senso de humor. Nossa última conversa, dias atrás, foi repleta de risos, mas não serão os últimos. Existem muitas lembranças do Mick que ainda vão render boas risadas. Condolências a todos que o amaram, especialmente seu grande amor, Susie. Nos veremos no céu.”
O baterista Simon Kirke também prestou homenagem: “Ele foi um querido amigo, um compositor maravilhoso e um guitarrista excepcional. Sentiremos muito sua falta.”
Carreira, sucessos e legado de Mick Ralphs
Nascido em 1944, Ralphs fundou a banda The Doc Thomas Group em 1966, que se tornou-se Mott the Hoople com a chegada de Ian Hunter. Inicialmente sem sucesso comercial, o grupo ganhou reconhecimento ao gravar “All the Young Dudes”, canção presenteada por David Bowie. Ralphs foi responsável pelo riff de abertura, considerado um dos mais marcantes dos anos 1970.
A banda alcançou o Top 5 no Reino Unido com o single em 1972, e o álbum homônimo consolidou o Mott the Hoople como referência do rock/" class="tag-link" title="Ver mais sobre Glam Rock">glam rock. Apesar disso, no seguinte Ralphs deixou o grupo para formar o Bad Company ao lado do cantor e do baterista do Free, Paul Rodgers e Simon Kirke, além do baixista do King Crimson, Boz Burrell, falecido de ataque cardíaco em 2006. A banda assinou com o selo Swan Song, do Led Zeppelin, e estourou logo na estreia, com o álbum “Bad Company” liderando as paradas nos Estados Unidos e ficando entre os três mais vendidos no Reino Unido.
A banda se separou em 1982, mas retornou em 1986, gerando novos hits para a geração MTV. Ao todo, Bad Company emplacou cinco álbuns consecutivos no Top 15, sendo quatro deles platina nos EUA, e suas músicas permanecem em rotação nas rádios de rock clássico – a maioria delas, como os clássicos “Can’t Get Enough”, “Movin’ On”, “Good Lovin’ Gone Bad”, “Burnin’ Sky”, “Bad Company”, “Ready for Love” e “Shooting Star”, compostas por Ralphs.
Últimos anos e homenagem póstuma
O último show do guitarrista com o Bad Company aconteceu em 2016, na O2 Arena de Londres. Pouco depois, ele foi hospitalizado em decorrência de um AVC e se afastou definitivamente dos palcos.
Ralphs será incluído postumamente no Rock & Roll Hall of Fame ainda este ano, junto com os demais integrantes do Bad Company. “Mick Ralphs deixa um legado musical poderoso que vai inspirar gerações”, afirmou a banda em nota.