Trailer de “Mauricio de Sousa – O Filme” mostra origem de Mônica, Magali e Cebolinha

Prévia da cinebiografia mostra Mauro Sousa no papel do pai e revela como a Turma da Mônica surgiu

Divulgação/MSP Estúdios

h2>A trajetória do criador da Turma da Mônica

O aguardado longa “Mauricio de Sousa – O Filme” teve seu primeiro trailer revelado durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Dirigido por Pedro Vasconcelos (“A Força do Querer”), o filme retrata a trajetória do criador da Turma da Mônica desde a infância até a criação de seus personagens mais famosos, destacando o papel da família e de figuras essenciais em sua formação.

No centro da história está o jovem Mauricio (Mauro Sousa, filho do quadrinista), que decide deixar tudo para trás e transformar seus sonhos em histórias e personagens. O longa mostra a infância do futuro cartunista, além de sua relação com os pais Nila (Natália Lage) e Antônio (Emilio Orciollo Netto) e o vínculo especial com a avó Dita (Elizabeth Savala). A narrativa enfatiza como as inspirações para personagens marcantes vieram da convivência familiar e de pessoas próximas: Mônica e Magali têm origem nas filhas do autor, Cebolinha surgiu de um amigo de infância e Cascão foi inspirado em um garoto de Mogi das Cruzes.

Como Mauro Sousa assumiu o papel do pai no cinema?

Em entrevista na CCXP de 2022, Mauricio de Sousa revelou que o filho Mauro relutou antes de aceitar interpretá-lo na cinebiografia. Segundo o criador, “O Mauro não queria no começo. Ele falava: ‘Não, eu sou ator de teatro, não sou de cinema’. Aí o diretor precisou ter uma conversa com ele e o convenceu. E agora ele está maravilhoso no papel”. O quadrinista também comentou sobre o impacto de ver o filho atuando como ele próprio: “É uma sensação esquisita, né? (risos) Eu era assim [fisicamente], e o meu filho é assim agora. Mas realmente é uma situação muito feliz, eu adorei. O Mauro é um grande ator. E isso não vai acabar aqui, acho que nós vamos continuar com essa brincadeira durante um tempo”.

Qual é o tom e a data de estreia?

Em tom bem-humorado, como nas próprias história do autor, “Mauricio de Sousa – O Filme” acompanha a ascensão do quadrinista, destacando os desafios, as inspirações e a determinação do mais bem-sucedido artista de quadrinhos da história do Brasil, que enfrentou inúmeros “nãos” antes de ver a carreira deslanchar.

A estreia está marcada para 23 de outubro nos cinemas.