Ivete Sangalo anuncia turnê de samba com homenagem a Clara Nunes

Apresentações vão acontecer em cinco capitais com repertório sambista e shows ao ar livre no último trimestre do ano

Instagram/Ivete Sangalo

Turnê inédita destaca novo caminho na carreira

Ivete Sangalo anunciou na terça-feira (17/6) uma nova turnê que marca um mergulho inédito da artista no universo do samba. Intitulada “Ivete Clareou”, a série de shows presta homenagem a Clara Nunes, ícone do gênero e referência pessoal de Ivete. O projeto surpreende por se afastar da axé music que consolidou os 30 anos de trajetória da cantora baiana.

A estreia acontece em 25 de outubro, em São Paulo. Depois, Ivete se apresenta em Belo Horizonte (1/11), Rio de Janeiro (22/11), Salvador (30/11) e Porto Alegre (13/12). Todos os shows serão realizados ao ar livre. A cantora adiantou que novas datas podem ser anunciadas. A venda de ingressos começa em 8 de julho no site da Ingresse.

Por que a escolha do samba e de Clara Nunes?

Na coletiva de imprensa para lançamento da turnê, Ivete relatou que o samba sempre fez parte de seu repertório familiar, mas a imersão no gênero vinha como sonho antigo: “Eu tenho a sorte de ter uma carreira que só me traz alegrias. E, justamente por conta dessa alegria e tranquilidade que tenho, eu consigo realizar coisas que, muitas vezes, estão como sonho timidamente no meu coração, como é o caso do samba”. Ela reforçou que “Clareou” é uma proposta para mergulhar de corpo e alma na música, deixando o espetáculo guiado pelo repertório e pela conexão com o público: “Vai ser gostoso. ‘Ah, vai ter pirotecnia, vai ter explosão’. Esqueça isso. Vai ser gostoso. Pode até ter, mas agora não me ocorre”.

Ivete também destacou a influência do pai, Alsus Almeida de Sangalo, no contato precoce com o samba, citando “Conto de Areia”, clássico de Clara Nunes, como uma das músicas que marcaram sua infância. “Meu pai me conta que eu cantava a música ‘Conto de areia’, da Clara, todinha. E ouvia milhões de cantoras e cantores desse segmento. Mas eu tive uma conexão com ela. Não sei explicar o porquê. Lembro de ver na televisão uma mulher linda, uma mulher forte. Hoje eu tenho completa consciência de que conexão foi essa. Era uma mulher construindo novas ideias para novas mulheres, num tempo em que mulheres eram ainda mais pressionadas.”

Shows terão convidados especiais e participação da família

Segundo Ivete, os shows contarão com convidados especiais, e seu filho Marcelo também deve participar das apresentações, “se quiser”. Ela relembrou que, durante a infância, preferia abrir mão de festas para cantar com os irmãos e os pais, momentos que incluíam muito samba, bossa nova e pop.