
Divulgação/Paris Filmes
“Homem com H” chega de surpresa à Netflix nesta terça
Filme sobre Ney Matogrosso chega ao streaming após ser visto por mais de 600 mil pessoas e se consolidar como um dos maiores sucessos do cinema brasileiro em 2025
Netflix atropela VOD
A Netflix anunciou de surpresa nesta segunda (16/6) que vai disponibilizar “Homem com H” em streaming já nesta terça (17). Ainda em cartaz nos cinemas, a cinebiografia de Ney Matogrosso vai chegar à plataforma sem passar pelo circuito intermediário de VOD, um destino tradicional para filmes que saem dos cinemas e são disponibilizados para locação digital. As exceções nesta trajetória costuma ser filmes produzidos por grandes estúdios que são donos de serviços de streaming. Não é o caso de “Homem com H”, um dos maiores sucessos nacionais do ano, que foi visto por mais de 600 mil espectadores em dois meses nas salas de exibição.
Como o filme narra a trajetória de Ney Matogrosso?
Com direção de Esmir Filho (“Os Famosos e os Duendes da Morte”), “Homem com H” percorre a juventude tímida de Ney até sua transformação em símbolo de liberdade artística e sexual no Brasil dos anos 1970.
Jesuíta Barbosa (“Praia do Futuro”) impressiona ao dar vida ao artista, explorando sua construção performática e enfrentamentos diante dos preconceitos sociais. A narrativa se estrutura a partir da formação do Secos & Molhados, fenômeno que estourou em 1973 ao unir poesia, teatralidade e maquiagem andrógina, e que catapultou Ney para a fama nacional. Ao mesmo tempo em que vivia o auge artístico, o cantor enfrentava perseguições políticas e repressão sexual, num país sob censura e vigilância constante ditadura. A trama aborda ainda sua decisão de seguir carreira solo a partir de 1975, assumindo controle criativo sobre sua imagem e repertório, e também o romance com Cazuza nos anos 1980, destacando a interpretação do novato Jullio Reis no papel.
Por que “Homem com H” é um manifesto LGBTQIA+?
Além de registrar a trajetória musical de Ney Matogrosso em recriações de shows históricos, o filme ainda serve de manifesto LGBTQIA+, ao destacar a atitude afrontosa do artista diante da repressão sexual que sofreu ao longo da carreira, transformando-o num exemplo de rebelião contra o conservadorismo. Não por acaso, o título do longa é baseado numa das músicas mais irônicas de sua discografia, que brinca com a imagem pública do cantor e desafia estereótipos de masculinidade.
ACLAMADO! O filme Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso estrelada por Jesuíta Barbosa, chega no meu site amanhã. 🇧🇷🎥 pic.twitter.com/8gj4sIayh0
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) June 16, 2025