Luca Guadagnino negocia filme sobre a OpenAI para a Amazon

Diretor pode comandar longa sobre Sam Altman, sua demissão e retorno triunfal à empresa de Inteligência Artificial

Divulgação/Amazon MGM

Diretor negocia novo projeto após suspensão de filme da DC

Luca Guadagnino está em negociações avançadas para dirigir “Artificial”, filme que irá dramatizar o conturbado período vivido pela OpenAI em 2023, quando Sam Altman foi demitido e readmitido no comando da empresa em apenas cinco dias. O longa está sendo produzido em ritmo acelerado pela Amazon MGM Studios, com David Heyman e Jeffrey Clifford na produção, além de roteiro assinado por Simon Rich, que também produzirá o projeto.

Produção deve começar ainda neste verão

A previsão é que as filmagens sejam iniciadas já nos próximos meses, com locações previstas em São Francisco e Itália. Apesar de nenhum contrato já ter sido fechado com o elenco, Andrew Garfield (“Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”), Monica Barbaro (“Um Completo Desconhecido”) e Yura Borisov (“Anora”) são nomes que circulam entre os cotados para papéis principais. Garfield deve interpretar Sam Altman, Barbaro ficaria com o papel de Mira Murati, diretora de tecnologia, e Borisov pode viver Ilya Sutskever, cofundador que liderou o movimento pela demissão de Altman.

Crise da OpenAI vira cinema

A trama de “Artificial” acompanha a queda e o retorno de Sam Altman ao comando da OpenAI após uma disputa interna motivada por preocupações com segurança em inteligência artificial e relatos de abuso de poder. A reviravolta, que mobilizou todo o setor de tecnologia e teve repercussão global, ocorre em meio ao crescimento da OpenAI como protagonista do mercado de IA.

Guadagnino mantém parceria com a Amazon MGM

Este será o terceiro filme de Guadagnino com a Amazon MGM Studios. O diretor lançou “Rivais” com Zendaya no ano passado e já filmou o inédito “After the Hunt”, estrelado por Julia Roberts, Andrew Garfield e Ayo Edebiri, com estreia marcada para 10 de outubro nos EUA. Anteriormente, Guadagnino estava envolvido com “Rock”, projeto da DC ambientado na 2ª Guerra Mundial, que teria Colin Farrell como o personagem Sargento Rock, mas o filme foi adiado após mudança nos planos do estúdio.