
Reprodução/Globo
Autora de “Garota do Momento” responde críticas pela morte de Zélia: “Tudo se deve à Letícia Colin”
Alessandra Poggi diz que desfecho da personagem de Leticia Colin foi marcado por heroísmo e alerta sobre feminicídio
Autora defende decisão e exalta Leticia Colin
Alessandra Poggi, autora de “Garota do Momento”, usou as redes sociais para explicar o desfecho trágico de Zélia, personagem de Leticia Colin, que foi assassinada no capítulo exibido na segunda (23/6). Em mensagem dirigida aos fãs da novela, Poggi ressaltou que o final causou controvérsia e atribuiu a reação à performance da atriz. “Isso tudo se deve à brilhante atuação de Leticia Colin, que conseguiu defender maravilhosamente essa personagem tão controversa com seu grande carisma”, escreveu.
A escritora detalhou as atitudes de Zélia ao longo da trama, relembrando as maldades, chantagens e alianças da vilã. “Zélia forjou sua identidade, fingiu ser irmã de Clarice por 16 anos… Mesmo ao descobrir que ela estava sendo dopada e que Bia não era sua filha de sangue, preferiu chantagear os Alencar em vez de ajudar… Ela foi amante de Juliano, o suposto cunhado…”, citou, antes de enumerar outros momentos.
Por que a morte foi escolhida para Zélia?
Segundo Poggi, a trajetória da personagem só mudou no fim. “O fato é que Zélia se perdeu em sua vingança e só a retomou quando Clarice a fez refletir sobre tudo que tinha feito. Pode ter sido o passado comovente, com a perda do marido e do filho, que a fizeram ser tão querida? Talvez. Para mim, o que mais pesou foi mesmo o talento e o encanto de Leticia Colin”.
O desfecho, segundo a autora, teve um sentido heroico. “Que fique na lembrança dos espectadores que ela morreu heroicamente, protegendo Beatriz, Beto e Basílio de um violento Juliano, impedindo também que ele destruísse a fita com sua confissão e, assim, inocentando Clarice da morte de Valéria. Leticia Colin, todo meu carinho e o meu muito obrigada!”, afirmou Poggi.
Como o público e a atriz reagiram?
Antes mesmo do capítulo, parte dos espectadores já havia criticado o destino de Zélia. A própria Leticia Colin admitiu surpresa com o final. “Eu nunca poderia imaginar que o destino da Zélia fosse esse. É totalmente diferente do que eu queria. Mas faz parte do jogo. A gente vai criando um afeto pela personagem, tendo vontades por ela, não dá para controlar. Tenho que aceitar esse final”, disse à Folha de S.Paulo.
Após a exibição, a atriz agradeceu aos colegas e ao público pelas mensagens de carinho e destacou a mensagem da novela sobre violência de gênero: “Quatro mulheres são assassinadas por dia no Brasil, de acordo com o Mapa da Segurança Pública de 2025. ‘Garota do Momento’ faz o alerta contra o feminicídio e também propõe diversas reflexões para avançarmos rumo ao respeito e a dignidade às mulheres na sociedade”.