PIPOCAMODERNA
Pipoca Moderna
  • Filme
  • Série
  • Reality
  • TV
  • Música
  • Etc
  • Filme
  • Série
  • Reality
  • TV
  • Música
  • Etc

Nenhum widget encontrado na barra lateral Alt!

Divulgação/O2 Filmes

Filme|27 de junho de 2025

“Cidade de Deus” é eleito 15º melhor filme do século por Hollywood

Obra brasileira foi destaque em ranking do The New York Times, em votação de 500 atores, diretores e produtores americanos


Pipoque pelo Texto ocultar
1 Obra brasileira alcança destaque em votação internacional
2 Como funciona a seleção dos melhores filmes?
3 Que elogios recebeu “Cidade de Deus”?
4 Que filmes lideram o ranking do The New York Times?
5 Os 20 melhores filmes do século 21

Obra brasileira alcança destaque em votação internacional

“Cidade de Deus” (2002) foi eleito o 15º melhor filme do século 21 em ranking elaborado pelo The New York Times com a participação de 500 nomes de destaque em Hollywood, entre atores, diretores e produtores. A produção nacional ficou próxima de títulos como “Bastardos Inglórios” (2009) e “Filhos da Esperança” (2006) na lista, reforçando seu reconhecimento mundial.

Como funciona a seleção dos melhores filmes?

A pesquisa promovida pelo jornal convidou personalidades do cinema para listar seus dez filmes preferidos do século 21. Com base nessas escolhas individuais, o The New York Times consolidou um ranking final com 100 produções, utilizando um sistema de pontos para definir as posições.

“Cidade de Deus” foi a única produção brasileira a figurar na relação dos cem melhores, segundo o levantamento. Embora o longa “Ainda Estou Aqui” (2024), vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e indicado à principal categoria deste ano, tenha recebido atenção na temporada de premiações, não apareceu entre as escolhas predominantes de cineastas e atores consultados pelo jornal.

Que elogios recebeu “Cidade de Deus”?

O destaque internacional da obra dirigida por Fernando Meirelles e codirigida por Kátia Lund foi reforçado pelas declarações de nomes reconhecidos da indústria. O ator Chiwetel Ejiofor, lembrado por seu papel em “12 Anos de Escravidão” (2013), comentou: “Na primeira vez que você assiste, sente o calor, sente o suor nas costas, sente a pressão, sente as ruas. Há tão poucos filmes que te jogam no meio de um ambiente com tanta precisão”.

O ator e comediante Patton Oswalt também destacou a experiência proporcionada pelo filme. “Tem uma cena no meio de ‘Cidade de Deus’ em que eles fazem uma espécie de dança improvisada, e aí colocam ‘Kung Fu Fighting’, e isso anima toda a galera. Mas também é trágico e tenso. É simplesmente extraordinário”, afirmou.

Que filmes lideram o ranking do The New York Times?

A lista elegeu “Parasita” como melhor filme do século. O filme sul-coreano de Bong Joon Ho venceu o Oscar de 2020 e é realmente considerado uma das obras mais impactantes do século. O Top 10 ainda trouxe um clássico moderno do chinês Wong Kar-Wai, uma obra-prima do recém-falecido David Lynch, o melhor trabalho do superestimado Paul Thomas Anderson, o filme mais premiado dos irmãos Coen, um cult americano do francês Michel Gondry e até um filme de terror e um anime. Confira a seguir.

Os 20 melhores filmes do século 21

  1. “Parasita” (2019)
  2. “Cidade dos Sonhos” (2001)
  3. “Sangue Negro” (2007)
  4. “Amor à Flor da Pele” (2000)
  5. “Moonlight” (2016)
  6. “Onde os Fracos não Têm Vez” (2007)
  7. “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (2004)
  8. “Corra!” (2017)
  9. “A Viagem de Chihiro” (2002)
  10. “A Rede Social” (2010)
  11. “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015)
  12. “Zona de Interesse” (2023)
  13. “Filhos da Esperança” (2006)
  14. “Bastardos Inglórios” (2009)
  15. “Cidade de Deus” (2003)
  16. “O Tigre e o Dragão” (2000)
  17. “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005)
  18. “E Sua Mãe Também” (2002)
  19. “Zodíaco” (2007)
  20. “O Lobo de Wall Street” (2013)

Sem posts relacionados

Pipoca Moderna

Acompanhe Pipoca Moderna (pipocamoderna.com.br) para mais notícias de entretenimento.

@Pipoca Moderna 2025
Privacidade | Cookies | Facebook | X | Bluesky | Flipboard | Anuncie