
Divulgação/O2 Filmes
“Cidade de Deus” é eleito 15º melhor filme do século por Hollywood
Obra brasileira foi destaque em ranking do The New York Times, em votação de 500 atores, diretores e produtores americanos
Obra brasileira alcança destaque em votação internacional
“Cidade de Deus” (2002) foi eleito o 15º melhor filme do século 21 em ranking elaborado pelo The New York Times com a participação de 500 nomes de destaque em Hollywood, entre atores, diretores e produtores. A produção nacional ficou próxima de títulos como “Bastardos Inglórios” (2009) e “Filhos da Esperança” (2006) na lista, reforçando seu reconhecimento mundial.
Como funciona a seleção dos melhores filmes?
A pesquisa promovida pelo jornal convidou personalidades do cinema para listar seus dez filmes preferidos do século 21. Com base nessas escolhas individuais, o The New York Times consolidou um ranking final com 100 produções, utilizando um sistema de pontos para definir as posições.
“Cidade de Deus” foi a única produção brasileira a figurar na relação dos cem melhores, segundo o levantamento. Embora o longa “Ainda Estou Aqui” (2024), vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e indicado à principal categoria deste ano, tenha recebido atenção na temporada de premiações, não apareceu entre as escolhas predominantes de cineastas e atores consultados pelo jornal.
Que elogios recebeu “Cidade de Deus”?
O destaque internacional da obra dirigida por Fernando Meirelles e codirigida por Kátia Lund foi reforçado pelas declarações de nomes reconhecidos da indústria. O ator Chiwetel Ejiofor, lembrado por seu papel em “12 Anos de Escravidão” (2013), comentou: “Na primeira vez que você assiste, sente o calor, sente o suor nas costas, sente a pressão, sente as ruas. Há tão poucos filmes que te jogam no meio de um ambiente com tanta precisão”.
O ator e comediante Patton Oswalt também destacou a experiência proporcionada pelo filme. “Tem uma cena no meio de ‘Cidade de Deus’ em que eles fazem uma espécie de dança improvisada, e aí colocam ‘Kung Fu Fighting’, e isso anima toda a galera. Mas também é trágico e tenso. É simplesmente extraordinário”, afirmou.
Que filmes lideram o ranking do The New York Times?
A lista elegeu “Parasita” como melhor filme do século. O filme sul-coreano de Bong Joon Ho venceu o Oscar de 2020 e é realmente considerado uma das obras mais impactantes do século. O Top 10 ainda trouxe um clássico moderno do chinês Wong Kar-Wai, uma obra-prima do recém-falecido David Lynch, o melhor trabalho do superestimado Paul Thomas Anderson, o filme mais premiado dos irmãos Coen, um cult americano do francês Michel Gondry e até um filme de terror e um anime. Confira a seguir.
Os 20 melhores filmes do século 21
- “Parasita” (2019)
- “Cidade dos Sonhos” (2001)
- “Sangue Negro” (2007)
- “Amor à Flor da Pele” (2000)
- “Moonlight” (2016)
- “Onde os Fracos não Têm Vez” (2007)
- “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (2004)
- “Corra!” (2017)
- “A Viagem de Chihiro” (2002)
- “A Rede Social” (2010)
- “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015)
- “Zona de Interesse” (2023)
- “Filhos da Esperança” (2006)
- “Bastardos Inglórios” (2009)
- “Cidade de Deus” (2003)
- “O Tigre e o Dragão” (2000)
- “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005)
- “E Sua Mãe Também” (2002)
- “Zodíaco” (2007)
- “O Lobo de Wall Street” (2013)