
Divulgação/Sony
“Ainda Estou Aqui” lidera indicações ao prêmio Grande Otelo após recusar homenagem
Longa vencedor do Oscar teve 16 indicações ao troféu da Academia Brasileira de Cinema, antigamente chamado de Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Filme concorre a todos os prêmios principais do cinema nacional
“Ainda Estou Aqui” lidera a disputa pelo Prêmio Grande Otelo de Cinema Brasileiro, com 16 indicações anunciadas nesta segunda-feira (16/6) pela Academia Brasileira de Cinema. O longa aparece entre os finalistas de todas as principais categorias da premiação, incluindo Melhor Filme, Direção (Walter Salles), Atriz (Fernanda Torres), Ator (Selton Mello), Atriz Coadjuvante (Bárbara Luz e Valentina Herszage) e Ator Coadjuvante (Humberto Carrão).
Entre as categorias técnicas, o filme concorre em Direção de Fotografia, Roteiro Adaptado, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem, Montagem, Efeitos Visuais, Som e Trilha Sonora. As únicas categorias em que não aparece são as que não era elegível, como Comédia, Documentário, Animação, Produção Infantil e Primeira Direção de Longa-Metragem.
Indicações vêm após polêmica
O destaque de “Ainda Estou Aqui” entre os indicados veio após uma polêmica. Prevendo esta situação, a Academia tentou tirar o filme da competição, oferecendo um troféu especial pelo “conjunto da obra” para que fosse considerado Hors Concours (fora da competição). Os produtores recusaram a homenagem, afirmando que isso prejudicaria os profissionais que trabalharam no filme e poderiam ter seu esforço reconhecido nas categorias competitivas. Sem a homenagem, o filme passou a integrar a corrida por todas as estatuetas principais.
Quem disputa com “Ainda Estou Aqui” nas principais categorias?
O prêmio de Melhor Filme tem ainda como concorrentes “Baby”, “Kasa Branca”, “Malu” e “Motel Destino”. Na direção, além de Walter Salles, concorrem Andrucha Waddington (“Vitória”), Érico Rassi (“Oeste Outra Vez”), Karim Aïnouz (“Motel Destino”) e Marcelo Caetano (“Baby”). Já Fernanda Torres não irá disputar com sua mãe, Fernanda Montenegro (“Vitória”), o troféu de Melhor Atriz. Suas rivais são Andrea Beltrão (“Avenida Beira-Mar”), Dira Paes (“Pasárgada”), Grace Passô (“O Dia Que Te Conheci”) e Yara de Novaes (“Malu”).
A premiação será realizada em 30 de julho, no Rio de Janeiro.