Demissão é anunciada antes da turnê final
O grupo The Who demitiu novamente o baterista Zak Starkey poucos dias após tê-lo reintegrado. O anúncio foi feito neste domingo (18/5) por Pete Townshend no Instagram, em comunicado que evitou detalhar o motivo do desligamento. Segundo o guitarrista: “Após muitos anos de ótimo trabalho de Zak na bateria, chegou a hora de uma mudança. Um momento comovente. Zak tem muitos novos projetos em mãos e desejo a ele tudo de bom. Scott Devours, que trabalhou com a banda solo de Roger (o vocalista Roger Daltrey), se juntará ao Who em nossos shows de despedida (dos Estados Unidos e Canadá). Por favor, deem-lhe as boas-vindas.”
Devours já havia substituído Starkey em apresentações anteriores do Who e participou de shows solo de Roger Daltrey, além de ter passagens pelas bandas Oleander e IMA Robot.
O que motivou a nova demissão?
Zak Starkey reagiu publicamente ao comunicado, também no Instagram, e afirmou ter sido demitido duas semanas após ser reintegrado. Segundo Starkey, houve uma tentativa de obrigá-lo a divulgar que deixou a banda por vontade própria, o que ele recusou: “Fui demitido duas semanas após a reintegração e solicitado a fazer uma declaração afirmando que havia deixado o Who para seguir meus outros projetos musicais. Isso seria mentira. Eu amo o Who e nunca teria desistido. Então, não fiz a declaração… sair do Who também teria decepcionado as inúmeras pessoas incríveis que me apoiaram (obrigado a todos um milhão de vezes e mais) durante as semanas de caos em que eu entrava e saía, entrava e saía, entrava e saía como uma caixa de compressão.”
No mês passado, a banda já tinha chamado atenção com a demissão inicial de Starkey, integrante do Who desde 1996 e filho de Ringo Starr, dos Beatles, após um desentendimento com Roger Daltrey durante apresentação no Royal Albert Hall. Pouco depois, o músico foi reintegrado, com Pete Townshend explicando: “Houve alguns problemas de comunicação, pessoais e privados de todos os lados, que precisavam ser resolvidos, e estes foram discutidos com alegria.” O guitarrista acrescentou que Starkey teria que “aprimorar seu mais recente estilo de bateria evoluído”.
Como será a turnê de despedida?
No último dia 9, o Who anunciou a última turnê pelos Estados Unidos e Canadá, batizada de “The Song Is Over”. O giro começa em agosto na Flórida e segue por cidades como Nova York, Toronto, Seattle e Las Vegas. A agenda foi classificada como “turnê final agridoce pelos Estados Unidos e Canadá, um verdadeiro grand finale de umua ilustre carreira de seis décadas”.
Zak Starkey ainda reforçou seu vínculo com o grupo ao declarar: “Sempre sonhei em fazer parte do Who, eles é que me levaram a tocar bateria.”