Walter Salles enaltece prêmios de “O Agente Secreto” em Cannes: “Momento histórico para o cinema brasileiro”

Diretor de “Ainda Estou Aqui” destaca reconhecimento de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho no festival francês

Instagram/The Academy

Walter Salles comenta vitórias brasileiras em Cannes

Walter Salles,, diretor de “Ainda Estou Aqui”, primeiro filme brasileiro premiado com o Oscar, comemorou os troféus conquistados por “O Agente Secreto” no Festival de Cannes 2025. O longa conquistou duas das principais categorias da mostra competitiva: Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho. Além disso, “O Agente Secreto” venceu o prêmio da crítica internacional e foi reconhecido com o troféu de Cinema de Arte por exibidores independentes.

O que disse Walter Salles sobre as premiações?

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, Salles classificou o resultado como um “momento histórico para o cinema brasileiro”. Em nota à imprensa, o diretor afirmou: “A Palma de melhor direção em Cannes premia um grande filme de um dos maiores cineastas contemporâneos, Kleber Mendonça Filho. A Palma de melhor ator celebra o incrível talento de Wagner Moura”.

Como Salles avaliou o filme “O Agente Secreto”?

Salles destacou as qualidades da produção brasileira: “‘O Agente Secreto’ é um filme que amplia a cinematografia brasileira, de uma profunda inventividade, que desvenda um dos períodos mais violentos da ditadura e é movido pela extraordinária polifonia humana do Recife, que Kleber filma de forma apaixonante. São duas Palmas valorizadas por um júri essencialmente humanista”.