Solo Leveling domina premiações do Oscar dos animes
Considerado o “Oscar dos animes”, o Anime Awards 2025, premiação organizada pela plataforma Crunchyroll, consagrou os destaques de 2024 do gênero em evento realizado neste domingo (25/5) em Tóquio, Japão, com direito a participação inédita de Pabllo Vittar.
“Solo Leveling” conquistou o principal troféu como Anime do Ano e acumulou seis prêmios, incluindo Série Estreante e Melhor Anime de Ação. O Brasil também foi destaque na premiação com o dublador Charles Emmanuel, vencedor da categoria de voz em português pela atuação como Sung Jinwoo, o protagonista de “Solo Leveling”.
O palco do Anime Awards reuniu celebridades internacionais, entre elas Finn Wolfhard e Gaten Matarazzo (“Stranger Things”), a cantora Rina Sawayama e o artista d4vd, todos declarando paixão pela cultura dos animes.
Pela primeira vez, uma artista brasileira apresentou uma das categorias: Pabllo Vittar vestiu um figurino inspirado em “Sailor Moon” e anunciou o prêmio de Melhor Música de Anime, vencido por Creepy Nuts, responsáveis por “Otonoke” em “Dan Da Dan”. A cantora comentou durante a transmissão: “olha, um dos meus favoritos”.
Quais animes e artistas foram premiados?
Além de “Solo Leveling”, outros destaques foram “Frieren e a Jornada para o Além”, vencedor de quatro troféus, incluindo Melhor Direção (Keiichirô Saitô) e Melhor Drama. “Dan Da Dan” ficou com três prêmios, entre eles Melhor Música de Anime e Melhor Design de Personagem. “Attack on Titan” conquistou o inédito prêmio de Impacto Global, reconhecendo o impacto da obra desde 2013.
Entre as apresentações, Creepy Nuts performou “Bling-Bang-Bang-Born” (de “MASHLE: Magia e Músculos”), enquanto Flow e Lisa apresentaram temas de suas carreiras. O evento ainda celebrou a trajetória de Charles Emmanuel, premiado na dublagem nacional.
Veja a lista dos principais vencedores do Crunchyroll Anime Awards 2025
- Anime do Ano: Solo Leveling
- Filme do Ano: Look Back
- Prêmio de Impacto Global: Attack on Titan
- Melhor Anime Original: Ninja Kamui
- Melhor Continuação: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – To The Hashira Training
- Melhor Série Estreante: Solo Leveling
- Melhor Música de Anime: “Otonoke” por Creepy Nuts (Dan Da Dan)
- Melhor Performance de Voz – Português do Brasil: Charles Emmanuel (Solo Leveling)