Lula destaca recepção de “O Agente Secreto” em Cannes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou neste domingo (18/5) a estreia mundial do filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, no Festival de Cannes. Em publicação nas redes sociais, Lula compartilhou registros da equipe do longa no tapete vermelho, com destaque para a apresentação de Wagner Moura dançando frevo – em referência à cultura do Recife, cenário do filme ambientado nos anos 1970.
O que Lula disse sobre o filme?
O presidente escreveu: “O cinema brasileiro brilhando de novo. Agora em Cannes e ao som do frevo pernambucano. Parabéns a Kleber Mendonça Filho e toda a equipe do filme ‘O Agente Secreto’ pela elogiada estreia”.
Como foi a recepção internacional do longa?
Após a sessão, o longa recebeu cerca de 13 minutos de aplausos ininterruptos, consolidando sua recepção como o mais celebrado do começo do festival.
O destaque obtido pelo filme, que também foi enaltecido por críticas positivas, reforçou a visibilidade internacional do cinema brasileiro em 2025, após a vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar. A presença de uma delegação do Ministério da Cultura acompanhando a première foi outro sinal dos tempos, marcando a volta do apoio de políticas de incentivo ao setor audiovisual, em contraste com a disposição do governo de Jair Bolsonaro para cortar tudo e quase implodir o setor.
O cinema brasileiro brilhando de novo. Agora em Cannes e ao som do frevo pernambucano. Parabéns a @kmendoncafilho e toda a equipe do filme O Agente Secreto pela elogiada estreia. https://t.co/ZoKURUgFsQ
— Lula (@LulaOficial) May 18, 2025