Grupo Flow encerra canal Flow News após dois anos sem audiência

Projeto criado para valorizar jornalismo plural e sem sensacionalismo será reformulado após resultados aquém do esperado

YouTube/Flow News

Canal chega ao fim após desempenho inferior a concorrentes

O Grupo Flow anunciou nesta sexta-feira (30/5) o encerramento das atividades do canal Flow News, criado em 2023 para valorizar o trabalho jornalístico em uma proposta de pluralidade e credibilidade, sem recorrer a clickbait ou sensacionalismo. O projeto buscava atrair audiência com profissionais reconhecidos e formatos alternativos de geração de receita.

A iniciativa reuniu nomes como Carlos Tramontina, ex-TV Globo, além de Gloria Vanique, André Marinho, Carol Moreira, Marcela Rahal e Paulo Cruz. Ao longo de dois anos, o canal produziu mais de 1.200 episódios publicados no YouTube, acumulando mais de 45 milhões de visualizações.

Apesar dos esforços, o canal não atingiu o público esperado. Ao anunciar o fim, o Flow News soma 278 mil inscritos — bem abaixo dos principais concorrentes no segmento de notícias digitais, como Jovem Pan News (8 milhões), SBT News (7 milhões), CNN Brasil (5 milhões) e Record News (4 milhões). Até mesmo o Flow Podcast, origem do projeto, possui atualmente 5,8 milhões de inscritos.

Desempenho e legado do Flow News

Durante seu funcionamento, o canal promoveu debates inéditos no ambiente digital, como o primeiro encontro online entre candidatos à Prefeitura de São Paulo. A proposta era ampliar o alcance do jornalismo de opinião e informação em formato alternativo ao tradicional.

No comunicado de encerramento publicado nas redes sociais, o Flow News destacou a trajetória do projeto: “Fizemos história! Promovemos o primeiro debate totalmente online com os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Agora, é hora de encerrar um ciclo para iniciar algo novo”.

Reformulação e futuro dos jornalistas

O Grupo Flow afirmou que o canal deve retornar em novo formato, sem revelar detalhes ou cronograma para a reformulação. Também não há informações sobre a situação dos profissionais ligados ao Flow News após o encerramento.

Carlos Tramontina, principal nome do canal, ingressou no projeto em 2023 após mais de quatro décadas na TV. Em seu vídeo de estreia, ele destacou a oportunidade de atuar no jornalismo digital: “Depois de 43 anos trabalhando em televisão, chegou a minha vez de ter um programa na internet. E, de portas abertas, o Flow News me recebe para estar com vocês, dia após dia, trazendo muita informação”.