Morre Ed Gale, intérprete original de Chucky no cinema

Ator de franquias como “Brinquedo Assassino” e “Howard, o Super-Herói” morreu aos 61 anos nos EUA, após ser investigado por crimes sexuais

Facebook/Ed Gale

Morte de um ator cultuado

Ed Gale, conhecido por dar vida ao boneco assassino Chucky em “Brinquedo Assassino” e protagonizar “Howard, o Super-Herói”, morreu aos 61 anos. O anúncio foi feito pela família em nota pública, em tom de homenagem e ironia: “É com o coração pesado e um caixão surpreendentemente leve (sacou?) que anunciamos a morte repentina do nosso tio. Ed Gale fez sua última reverência e agora é atração principal no além. Ele pegou carona para a Califórnia aos vinte anos, com 41 dólares e um sonho, e nunca olhou para trás.”

Trajetória marcada por personagens icônicos

Nascido em Michigan, Gale conviveu desde o nascimento com o nanismo, alcançando apenas 1,01 metro de altura. Sua carreira começou aos 20 anos, quando se mudou para a Califórnia e passou a participar de audições em busca de oportunidades no cinema. O reconhecimento veio em 1986, quando assumiu o papel principal no filme “Howard, o Super-Herói”, adaptação de quadrinhos da Marvel sobre um pato antropomórfico.

Dois anos depois, tornou-se o intérprete original do boneco Chucky em “Brinquedo Assassino”, papel que repetiu em outros filmes da franquia.

Gale também participou de produções cult, como “Fantasma 2” (1988), de Don Coscarelli, “S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço” (1987), de Mel Brooks, “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?” (2000), dos irmãos Coen, e a série “Elo Perdido” (1991-1992), além de ser presença constante em convenções de cultura pop, algo que, segundo familiares, “ele nunca deixou de se gabar”.

Polêmicas e investigações nos últimos anos

A trajetória do ator acabou marcada, nos últimos anos, por investigações criminais envolvendo denúncias de tentativa de aliciamento de menores para fins sexuais. De acordo com o Los Angeles Times, Gale admitiu que tentou marcar encontro sexual com um adolescente e trocou mensagens de teor sexual com alguém que acreditava ser um garoto. A polícia de Los Angeles apurava as acusações até a data da morte do ator.