Audiência de “Doctor Who” desaba e imprensa britânica anuncia demissão ou cancelamento

Rumores de dispensa de Ncuti Gatwa e pausa na série ganham força após recorde negativo de público e silêncio da BBC sobre nova temporada

Divulgação/Disney+

Rumores de demissão e cancelamento marcam crise em “Doctor Who”

O tabloide The Sun provocou nova onda de rumores ao anunciar a suposta demissão de Ncuti Gatwa de “Doctor Who” em meio à pior média de audiência da série nos últimos anos. A publicação ainda especulou sobre um possível cancelamento ou pausa após o término da 15ª temporada, exibida pela BBC e pela Disney+. A resposta da BBB foi negar a demissão, mas sem confirmar a continuidade da série.

A notícia ganhou espaço em portais britânicos e internacionais, impulsionando debates entre fãs e levantando dúvidas sobre o futuro da produção.

Como a queda de audiência influenciou a repercussão?

O atual momento da série, protagonizada por Ncuti Gatwa desde a 14ª temporada, é marcado por índices negativos de público, com uma média de 3,1 milhões de espectadores nos quatro primeiros episódios da 15ª temporada, número 800 mil menor que o registrado na temporada anterior e dois milhões abaixo do índice da 13ª, estrelada por Jodie Whittaker.

A queda progressiva reforça a percepção de crise e tem sido atribuída por parte da imprensa britânica a mudanças criativas e rejeição de parte do público.

O que dizem BBC e produtores sobre os rumores?

A BBC negou as informações sobre demissão do protagonista, classificando como “pura ficção” a versão de que Gatwa teria sido dispensado. No entanto, a emissora manteve silêncio sobre uma possível saída voluntária do ator e não confirmou se haverá continuidade da série. Segundo comunicado, “nenhuma decisão será tomada sobre renovação antes do fim da 15ª temporada”.

Em entrevista ao Dr Who Magazine, o showrunner Russell T Davies afirmou que “três roteiros já foram escritos para a 16ª temporada, de três autores diferentes”. Entretanto, em declaração à BBC Newsround, ele admitiu a chance de hiato: “Pode haver uma pausa na história, mas nenhuma boa ideia morre”.

A Disney+, coprodutora internacional, não comentou sobre a manutenção do acordo para novos episódios.

Existe futuro para “Doctor Who”?

A jornalista Nicola Methven, do Daily Mirror, afirmou que há histórias planejadas para ao menos duas temporadas, mesmo com a possibilidade de interrupção. Um porta-voz da BBC reforçou: “Como já declaramos, a decisão sobre a 16ª temporada será tomada após a exibição da 15ª e qualquer outra alegação é pura especulação. O acordo com a Disney+ previa 26 episódios — ainda temos o spin-off ‘The War Between the Land and the Sea’ para exibir. Quanto ao restante, nunca comentamos sobre o Doutor ou as futuras tramas.”

Sem confirmação, a repercussão dos rumores e o patamar histórico de baixa audiência mantêm as dúvidas sobre o futuro de “Doctor Who”, que navegou com a Tardis para o centro de uma tempestade pop britânica.