Comportamento de plateias rende até chamadas à polícia
O fenômeno “Um Filme Minecraft” ultrapassou os recordes de bilheteria e se transformou em crise nos cinemas dos Estados Unidos. A adaptação do game, que arrecadou US$ 281 milhões em apenas 10 dias no país (e US$ 550 milhões mundiais), está provocando tumultos em diversas sessões, com gritaria, sujeira, vídeos virais e relatos de comportamento fora de controle, principalmente entre adolescentes.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram plateias arremessando comida e bebida, danificando cadeiras e, em um caso específico, um espectador chegou a ser expulso por entrar na sala com uma galinha viva.
A cena mais celebrada do filme — e aparentemente o gatilho para a euforia — é a aparição de um “chicken jockey”, quando um bebê zumbi monta uma galinha. Rara dentro do jogo, a referência virou febre nas sessões, com reações comparadas ao momento em que o Capitão América ergue o martelo de Thor em “Vingadores: Ultimato”. Desde que os vídeos começaram a viralizar no TikTok, a reação passou a se repetir de forma ruidosa em todo o país.
Cinemas tentam conter bagunça sem perder o público
Algumas redes começaram a adotar medidas de contenção. A associação internacional Cinema United, que representa exibidores ao redor do mundo, emitiu um memorando com orientações voluntárias, incluindo anúncios antes da sessão, placas de advertência e, em casos extremos, contato com autoridades locais. O documento obtido pelo site The Hollywood Reportar chegar a recomendar que menores de idade estejam acompanhados por responsáveis adultos para assistir ao filme de censura livre. É que, além da bagunça, há relatos de pessoas que tiram as roupas.
Em Nova Jersey, um cinema chegou a restringir o acesso de menores após um “incidente infeliz”, quando um rapaz abaixou as calças diante da tela. Já a rede britânica Cineworld publicou em tom irônico que “aplaudir, gritar e dizer ‘Eu sou o Stevie’ está liberado”, mas alertou: “Nada de virar um Creeper. Proibido arremessar coisas, fazer bagunça ou filmar a tela.”
Apesar da repercussão, a Warner Bros. ainda não se manifestou oficialmente sobre o caos. O estúdio, porém, tem comemorado bastante o sucesso de bilheteria. “Um Filme Minecraft” já é o filme com mais ingressos vendidos em 2025.
Funcionários relatam estresse e exaustão
Nos bastidores, a situação tem deixado os trabalhadores exaustos. No Reddit, funcionários de redes como Apple Cinemas relataram salas “arrasadas”, poltronas quebradas e sessões em que foi necessário expulsar até 30 adolescentes de uma só vez.
“Os cinemas estão sendo absolutamente destruídos”, escreveu um funcionário. “A plateia inteira fala alto, grita. É impossível identificar um único culpado.”
Outro relato diz: “Achei que ‘Wicked’ era difícil, mas nada supera ‘Minecraft’. Nunca tivemos tantas reclamações, tantas crianças barulhentas, tanta sujeira para limpar. Eu realmente odeio esse filme.”
“Está tudo tão corrido que estamos cometendo erros e discutindo entre nós. Mal podemos esperar para que esse filme vá embora”, desabafou outro funcionário.
Cadeias evitam alertas para não incentivar mais caos
Grandes redes de cinema do país seguem evitando comunicados públicos. A estratégia, segundo o Hollywood Reporter, é evitar o efeito reverso. A experiência com ‘Minions 2’ — em que fãs passaram a jogar bananas após campanhas de prevenção — e ‘Wicked’, cujo público passou a cantar mais depois de alertas, reforçou a cautela entre os exibidores.
Enquanto isso, a bilheteria de ‘Um Filme Minecraft’ segue crescendo acima das expectativas, provavelmente pelo efeito do caos, atraindo cada vez mais bagunceiros aos cinemas.
A tendência tomou um rumo perigoso mais recentemente, quando fogos de artifício começaram a ser lançados no interior das salas, alimentando o risco de uma tragédia incendiária.
Out of all the Chicken Jockey reactions, This one’s crazy.. #Minecraft#MinecraftMovie#chickenjockeypic.twitter.com/gTXmbAOXHq
— Cinephly (@saichndra) April 10, 2025
Move theaters worldwide are now posting warnings for #Minecraft movie showings
"Anything that may disturb other guests such as loud screaming, clapping and shouting will not be tolerated" pic.twitter.com/gzDvOf3c46
— Culture Crave
(@CultureCrave) April 9, 2025
FIREWORKS
LIT UP INSIDE MINECRAFT MOVIE
Social media’s buzzing with reports of this chaos, tied to a TikTok trend where teens go nuts during the “Chicken Jockey” scene, throwing popcorn and screaming
The most insane part is many in the audience just stood and watched the… pic.twitter.com/wqrWO4xwtM
— World On Fire Media (@CultureWar2020) April 13, 2025